Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Formalização de constituição das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD)

​Decorreu no passado dia 27 de novembro a formalização de constituição das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD), na região Alentejo. A sessão contou com a presença do Coordenador do Programa Nacional para a Diabetes, Dr. José Manuel Boavida, e estiveram também presentes elementos integrantes de todas as UCFD e do HESE- EPE.

O Sr. Presidente do Conselho Diretivo da ARSA IP, Dr. José Robalo, ressaltou a importância desta integração de cuidados e apelou para que estas novas Unidades possam vir a contribuir para a diminuição das amputações por diabetes.
 
O Coordenador deste programa, referiu que o projeto tem vindo a crescer e felicitou as novas Unidades, apontando para a especificidade da população do Alentejo, interpretando, nesse âmbito, os resultados do último observatório da DIABETES - 2013. Salientou igualmente a importância da avaliação dos pés em Cuidados de Saúde Primários (CSP) e de uma melhor compensação diabética em CSP, para tentar diminuir a mortalidade e sequelas major.
 
A prescrição de Insulinas foi um dos temas abordados visto o Alentejo ser a região nacional em que há menos diabéticos a fazer insulinas.
Abordou-se também o rastreio da retinopatia e dos constrangimentos que têm surgido em alguns locais.
 
A Coordenadora Regional para o programa, Dr.ª Isabel Ramoa, fez uma apresentação do panorama nacional e regional com extrapolações para anos futuros.
 
Por último foi assinada a Carta de Compromisso da Coordenação Regional da Diabetes, formalizando assim a sua constituição.