Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Formação sobre abordagem ao doente crítico reúne profissionais no HESE
Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do Hospital do Espirito Santo EPE, em parceria com os serviços de Cardiologia, de Cirurgia e a Unidade de Neurocirurgia do HESE, realizou o primeiro Workshop de abordagem ao doente crítico, que contou com a participação de 35 formandos dos diferentes Serviços do HESE. 

O curso decorreu ao longo de três dias e contou com os contributos de cinco Especialistas do HESE que foram formadores nos diferentes módulos: Dr. Artur Canha da Silva, Dr. Nelson Cardoso, Dr. Bruno Piçarra, Dra. Ângela Bravo e Dra. Maria Inês Ribeiro.

A Diretora da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do HESE EPE, Drª Regina Henriques, esclarece que o objetivo da formação consistiu em “ melhorar a qualidade dos cuidados prestados ao doente crítico no Hospital, envolvendo os profissionais de saúde que abordam este tipo de doentes, em diferentes níveis de cuidados.

Partilhar a experiência dos Profissionais com prática nesta abordagem e fomentar as relações entre as diferentes especialidades” e acrescenta ainda que “este evento tornou-se uma realidade graças ao empenho dos formadores, do Gabinete de Formação desta instituição e à adesão dos formandos. Agradecemos a todos os intervenientes o entusiasmo, participação e colaboração. Encontramo-nos ao vosso dispor para futuros desafios.”

A Medicina Intensiva é uma área diferenciada e multidisciplinar das ciências médicas, que aborda especificamente a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doentes em condições fisiopatológicas que ameaçam ou apresentam falência de uma ou mais funções vitais, mas que são potencialmente reversíveis, tornando-se relevante para o desfecho final a precocidade na abordagem do doente crítico. É uma especialidade multidisciplinar que tem por objetivo primordial suportar e recuperar funções vitais, de modo a criar condições para tratar a doença subjacente e, por essa via, proporcionar oportunidades para uma vida futura com qualidade, dependendo da interação dos profissionais das várias Especialidades.