Formação sobre o Registo Oncológico reúne profissionais do Alentejo no HESE
Teve lugar no Hospital do Espirito Santo de Évora EPE, no dia 28 de Setembro, a formação sobre “Registo Oncológico” para todos os hospitais do Alentejo, que teve como base a Lei do Registo Oncológico Nacional (RON). Ana Miranda, Diretora do Registo Oncológico Regional Sul, esclareceu os Conceitos teóricos de epidemiologia subjacentes à plataforma ROR-Sul, e explicou a Organização de Registo de Cancro. A formação contou com a participação de elementos do Hospital do Espírito Santo de Évora, da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo e da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano,  num total de 22 formandos.

Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do HESE EPE, congratulou todos os presentes e realçou “a importância da uniformização dos registos, a nível regional, assim como do trabalho em rede entre todos os profissionais. Agradecemos a participação e o empenho de todos para conseguirmos, em equipa, dar cumprimento ao exigido na legislação.”

O RON é um registo centralizado assente numa plataforma única eletrónica, que tem por finalidade a recolha e a análise de dados de todos os doentes oncológicos diagnosticados e ou tratados em Portugal Continental e nas regiões autónomas, permitindo a monitorização da atividade realizada pelas instituições, da efetividade dos rastreios organizados e da efetividade terapêutica, a vigilância epidemiológica, a investigação e, em articulação com o INFARMED — Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. (INFARMED, I. P.), a monitorização da efetividade de medicamentos e dispositivos médicos.