Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Gestos que salvam! – o que fazer em caso de hipoglicemia
Hipoglicemia (baixa de açúcar) acontece quando os níveis de açúcar no sangue descem para valores abaixo do normal. Embora possa acontecer a qualquer pessoa, é mais comum acontecer a pessoas que sofram de diabetes, uma vez que são mais vulneráveis a este tipo de variações.

 
 
Numa crise hipoglicémica esteja atento aos seguintes sinais e sintomas, que se podem manifestar isoladamente ou em conjunto:

 
Tremores e fraqueza;
Pele pálida, fria e húmida ao toque;
Confusão e comportamento irracional;
Pulsação acelerada e respiração superficial;
Perda de consciência (desmaio).
 

 
Perante uma vítima consciente com uma crise hipoglicémica, deve tranquilizá-la e ajudá-la a sentar-se, dar-lhe uma bebida doce, como um sumo de fruta ou mesmo uma papa de água e açúcar. Se a vítima melhorar, ofereça-lhe de seguida uma peça de fruta ou uma barra de cereais. Se a vítima não reagir e o seu estado se agravar, ligue 112.

 
 
Se a vítima estiver inconsciente não lhe deve dar nada a comer ou a beber. Coloque-a deitada de lado (Posição Lateral de Segurança PLS) e, depois, administre uma papa de açúcar no interior da boca (bochechas).

 
 
Ligue 112! Nunca se esqueça que do outro lado da linha encontrará todos os conselhos necessários sobre o que fazer até à chegada de ajuda.

Fonte : INEM​