Gestão de Caso da ULSLA representada em conferência internacional

Decorreu de 1 a 3 de abril de 2019, a 19ª Conferência Internacional sobre Cuidados Integrados no Centro de Conferências Kursaal em San Sebastian, na região basca em Espanha. A conferência foi uma parceria da OSAKIDETZA – serviço Basco de saúde, Bioef, Ministério da Saúde do Governo Basco, a Câmara Municipal de Donostia-San Sebastian e o Conselho provincial de Gipuzkoa.

A conferência reuniu durante 3 dias cerca de 1300 académicos, clínicos e gestores de todo o mundo que estão empenhados na conceção e implementação de programas de integração e coordenação de cuidados entre o setor da saúde, social, autárquico, cuidadores, voluntariado e de toda a sociedade em geral.
Com o tema geral “Avaliação  e implementação de  modelos de serviços integrados centrados nas pessoas”, foram abordados as seguintes temáticas;
•         Saúde e cuidados sociais integrados, para as pessoas em casa
•         Capacitar as pessoas e comunidades para se tornarem parceiros iguais no cuidado
•         Criação de culturas partilhadas: normas e valores em todas as organizações, profissionais e pessoas
•         Construção de cuidados de saúde primários integrados mais fortes
•         Modelos de cuidados centrados nas pessoas
•         Definição de medidas e resultados que importam para as pessoas
•         A importância do impacto da saúde digital no cuidado

A ULSLA, EPE esteve representada nesta conferência internacional com a apresentação de um Poster referente ao trabalho desenvolvido durante os dois anos do programa de Gestão de Caso da ULSLA. Estiveram presentes a coordenadora do Programa de Gestão de Caso, Dra. Adelaide Belo, e elementos das Equipas de Santiago do Cacem – Dra. Teresa Silva, de Sines enfermeiro Carlos Soares, de Odemira – enfermeiro Hugo Mendonça e enfermeiro Vítor Gomes  e equipa hospitalar – enfermeira  Anabela Encarnação
A Gestão de caso da ULSLA é um exemplo internacional de cuidados integrados de Saúde e Social, envolvendo uma equipa multidisciplinar dos cuidados saúde primários e hospitalares (Serviço de Medicina Interna) centrados na pessoa, família e comunidade.
Foi um momento de partilha de experiências, vivências e de aprendizagem.

“O cuidado integrado como conceito deve ser visto como muito mais do que a soma de uma série de processos organizacionais atuando em diferentes níveis. Os Cuidados Integrados devem ser classificados ao lado da cobertura universal de saúde e da equidade de acesso como uma propriedade fundamental dos Sistemas de Saúde de alta qualidade, uma vez que, sem eles, as experiências de cuidado e os desfechos não são tão bons quanto deveriam. Assim, embora seja importante compreender melhor a natureza complexa e multidimensional do cuidado integrado como um processo, também é importante reconhecer que o cuidado integrado é um princípio de design fundamental na conceção dos Sistemas de Saúde. ”
Dr. Nick Goodwin, CEO, Internacional Foundation for Integrated Care (IFIC)