HESE - CRIA recebe Iniciativa formativa D@CL - Dia no Laboratório
No dia 12 de maio realizou-se, no Centro de Responsabilidade Integrada Cérebro -Cardiovascular do Alentejo (CRIA), no Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE), a iniciativa formativa Day at the Cath Lab (D@CL) – subordinada ao tema “Imagem Intracoronária com Tomografia de Coerência Ótica (OCT)”, promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC).​

Nesta sessão estiveram presentes médicos cardiologistas de intervenção do Hospital de Santa Marta, do Hospital Fernando da Fonseca e do Hospital de Faro, trataram-se casos com um tipo de patologia específica, utilizando esta técnica de imagem inovadora. Ao longo do dia foi possível a partilha de experiências entre profissionais dos vários hospitais.

De acordo com David Neves, cardiologista de intervenção no HESE e responsável pela iniciativa D@CL, esta técnica de imagem permite avaliar com maior resolução espacial as estruturas arteriais coronárias. “Para além da utilidade prática para otimização da angioplastia, é também uma ferramenta investigacional insubstituível”. E acrescenta: “Este tipo de tratamento é utilizado sempre que é preciso esclarecer uma imagem angiográfica duvidosa, garantir um bom resultado numa angioplastia complexa e elucidar sobre o mecanismo de falência de um stent”.

Rita Calé Theotónio, Cardiologista de Intervenção e Presidente da APIC, explica: “Com este D@CL pretendemos chamar a atenção para a importância da utilização de métodos de imagem intravascular na atualidade, sendo ferramentas úteis para aumentar a precisão diagnóstica e ajudar a guiar intervenções coronárias com maior complexidade técnica. O objetivo é promover a atividade formativa para os cardiologistas de intervenção com interesse na área do OCT”.

A iniciativa D@CL iniciou-se em 2015 e pretende promover ações de formação práticas e dinâmicas, com o objetivo de adquirir ou partilhar conhecimento em procedimentos inovadores e complexos. O D@CL é uma iniciativa para todos os cardiologistas de intervenção, especialmente relevante para internos da especialidade e jovens cardiologistas. A próxima edição do D@CL realizar-se-á no dia 21 de junho, no Hospital de Setúbal, com o tema “Intravascular Lithotripsy for calcified lesions”.