HESE - Dia Mundial da Prematuridade - 17 de novembro

Comemorou-se dia 17 de novembro o Dia Mundial da Prematuridade, que tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros e informar sobre as consequências para o bebé, para a sua família e para a sociedade.

Desde 2001 que o Hospital do Espírito Santo de Évora passou ao estatuto de Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado, recebendo recém-nascidos de todo o Alentejo e de outras zonas do país, sempre que haja falta de vagas nesses locais. Como Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais presta, desde então, cuidados a recém-nascidos pretermo sem limite de idade gestacional ou peso de nascimento, transferindo para hospitais mais diferenciados apenas os recém-nascidos com cardiopatias complexas, com necessidade de cirurgia neonatal ou com necessidade de hipotermia.

A idade gestacional mínima em recém-nascidos cuidados no HESE foi de 24 semanas e o peso mínimo de 490g.

Os prematuros do HESE são os heróis e é por eles que, embora lutando com carências em recursos humanos e técnicos, a equipa de neonatologia do HESE mantém desde o início a mesma motivação, dedicação e empenho. Para comemorar este dia o HESE solicita que seja feita uma reflexão sobre a qualidade e humanização do atendimento oferecido às crianças que nascem antes de tempo e suas famílias.

Autoria: Unidade de Neonatologia do HESE