Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
HESE - Dia Nacional do Doente com AVC - 31 de março
Neste dia, pretende-se efetuar uma ação de sensibilização da população portuguesa.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença prevenível e tratável, provocada pela deficiente irrigação sanguínea das células cerebrais no caso de AVC Isquémico e por rutura de um vaso cerebral, causando hemorragia cerebral, no caso de AVC Hemorrágico.

Constitui uma das principais causas de morte, sendo também a principal causa de incapacidade no nosso país. “Em Portugal 3 pessoas sofrem um AVC por hora”.

Pode prevenir-se pela manutenção de hábitos de vida saudável e através do controle de doenças como a Hipertensão Arterial, a Diabetes Mellitus ou arritmias cardíacas como a Fibrilhação Auricular.

Os Sinais de Alerta de AVC são 3: dificuldade na Fala, falta de Força num braço (com ou sem perna), Face descaída (boca ao lado).

Reconhecidos estes sinais, importa chegar o mais rapidamente ao Hospital, onde é possível receber o tratamento adequado. Existe tratamento diferenciado, em função do tipo de AVC e do tempo de evolução das queixas. Não esquecer que “Tempo é Cérebro“.

O esforço conjunto contribuirá para a redução do número de mortes e de incapacidades associadas a esta doença em Portugal.

Unidade de AVC do HESE EPE 



Fonte HESE​

​​​​