HESE - Segurança na utilização da medicação - Dia Mundial da Segurança do Doente

A Comissão de Qualidade e Segurança do Hospital do Espírito Santo de Évora assinalou o Dia Mundial da Segurança do Doente, dia 17 de setembro, em articulação com a Direção Geral de Saúde. ” Segurança na Utilização da Medicação ” é o tema de 2022, que visa dar foco à utilização mais segura dos medicamentos, minimizando problemas.

Considerando o significativo potencial de erros com a medicação, a “Segurança na Utilização da Medicação” foi selecionada como tema para o Dia Mundial da Segurança do Doente 2022 com ênfase nas principais causas de danos evitáveis decorrentes da medicação: situações de alto risco, transição de cuidados, polifarmácia, medicamentos LASA (medicamentos com nome ortográfico, fonética ou aspeto semelhante).
Práticas de medicação inseguras e erros de medicação são das principais causas de danos evitáveis nos cuidados de saúde em todo o mundo. Os erros de medicação ocorrem quando os sistemas de utilização dos medicamentos são pouco robustos e podem, entre outros fatores, ser provocados por fadiga dos trabalhadores, falta de pessoal, falta de formação ou informação incorreta ao doente. Todos os erros com medicamentos (de prescrição ou dispensa) são potencialmente evitáveis. Os medicamentos podem causar dano se usados incorretamente, insuficientemente monitorizados, ou como resultado de um erro.

Ao longo da semana entre 12 e 17 de setembro foram divulgadas as principais mensagens da campanha “ Segurança na Utilização da Medicação” pelo Hospital do Espírito Santo de Évora aos Utentes e população do Alentejo. Os objetivos são melhorar a forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e consumidos, e sensibilizar os doentes/familiares acerca dos riscos associados ao uso inadequado da medicação.

Fonte HESE