HESE EPE cumpre com o maior número de parâmetros de qualidade exigidos pela ERS no Alentejo

Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, cumpre com o maior número de parâmetros de qualidade exigidos pela ERS, no Alentejo. De acordo com os resultados apresentados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), o Hospital do Espírito Santo de Évora EPE (HESE EPE) é o Hospital da Região de Saúde do Alentejo que cumpre com o maior número de parâmetros de qualidade exigidos, designadamente, nas seguintes áreas: excelência clínica, segurança do doente, instalações e conforto, focalização no Utente e Satisfação do Utente.

Isabel Pita, Diretora Clínica do HESE, realça que o Conselho de Administração congratula o trabalho realizado pelas equipas dos Serviços que se destacaram na avaliação do SINAS, nomeadamente da Cirurgia Geral, da Pediatria e da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, e da Cardiologia, que integra os ratings pela primeira vez. Realça ainda o trabalho e empenho de todos os profissionais do HESE que, num trabalho de equipa diário, se esforçam e trabalham para prestar cuidados de qualidade a todos os Utente do Alentejo que recorrem ao nosso Hospital.

Em termos gerais, o HESE foi avaliado em cinco parâmetros: Excelência clínica, segurança do doente, adequação e conforto das instalações, focalização no Utente e satisfação do Utente.
Ao nível da excelência clínica, foram avaliadas as áreas de Cirurgia Geral, no âmbito da cirurgia do cólon, a área da Pediatria, no âmbito dos cuidados neonatais e das pneumonias, que obtiveram um rating ++. Este ano foi também avaliado o Serviço de Cardiologia, pela primeira vez, obtendo um rating ++ no âmbito do enfarte agudo do miocárdio.

Na área da segurança do doente são avaliados os procedimentos relacionados com a segurança do doente e a incidência de eventos adversos na prestação de cuidados de saúde, na qual o HESE obteve um rating +++. Relativamente à “adequação e conforto das instalações” é avaliada a adequação e conforto dos espaço e equipamentos que reuniu também um rating ++.

No que se refere à área de “focalização no utente” é avaliado o grau de orientação dos serviços para as necessidades e expectativas dos utentes que registou um  rating +++, que supera o ano anterior.

O Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) é um sistema criado pela Entidade Reguladora da Saúde que visa avaliar, de forma objetiva e consistente, a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal. Desenvolvido com base nos valores do rigor, da transparência e da objetividade. Com o SINAS pretende-se garantir o acesso dos utentes a informação adequada acerca da qualidade dos cuidados de saúde nos diversos prestadores, promovendo a tomada de decisões mais informadas e a melhoria contínua dos cuidados prestados.

Na publicação apresentada pela ERS foram avaliados 159 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos setores público, privado e social, de todo o território nacional, concretizando uma avaliação multidimensional da qualidade dos serviços de saúde. O número de prestadores envolvidos na avaliação tem-se mantido pouco oscilante nos últimos anos, com pontuais alterações no grupo de participantes, decorrentes quer do fecho de algumas unidades hospitalares, quer da abertura de novas unidades.

Mais informação aqui