HESE EPE e ACES Alentejo Central criam linha direta de exames para os Centros de Saúde de Évora

Num protocolo de articulação entre o Hospital do Espírito Santo de Évora EPE (HESE) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES) foi criada uma linha direta de exames para as Unidades de Saúde Familiar (USF) da cidade de Évora.

No âmbito do Plano de Contingência para o Inverno de 2016/17, o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE (HESE), criou uma linha direta para realização de análises e raio-x no Hospital destinada a todos os Utentes das 5 Unidades de Saúde Familiar (USF) da cidade de Évora que necessitem de realizar aqueles exames.

Trata-se de um projeto pioneiro de articulação entre o HESE e o ACES AC, que visa otimizar a oferta, por parte do Hospital, de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, melhorar as condições de acesso e aumentar a rapidez no atendimento aos Utentes. Por outro lado, pretende incentivar os Utentes a recorrer ao seu médico de família pois, caso seja necessária a realização destes exames, a acessibilidade está facilitada.

Todos os Utentes da cidade que recorram ao seu Médico de Família e que necessitem de análises e/ou raio-x para complementar o seu diagnóstico serão encaminhados para um circuito especificamente criado para eles, uma linha direta de realização de exames no Hospital. Desta forma, o Utente tem um atendimento rápido, reduz o tempo de espera e os resultados dos exames são enviados na hora, direta e informaticamente, para o Médico de Família que os tiver solicitado. A utilização deste circuito é, ainda, menos dispendiosa para o Utente, uma vez que a taxa moderadora é inferior quando o atendimento é feito na consulta na sua Unidade de Saúde Familiar. Também é mais seguro para o Utente porque evita a passagem pelas salas de espera do Serviço de Urgência Hospitalar, reduzindo os riscos de contágio. Simultaneamente, implementa-se uma prática mais responsável do uso dos cuidados de saúde do SNS, pois liberta-se a urgência hospitalar para atendimento das situações mais graves.

A linha direta para exames no HESE, que se iniciou este inverno em articulação com o Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES AC), conta com a colaboração dos Médicos de Família das 5 Unidades de Saúde Familiar da cidade de Évora.

Consulte o seu Médico de Família e entre nesta linha direta, pela sua Saúde.