Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
HESE assinala Dia Mundial da Saúde com sessão sobre sinais de alerta da depressão
Este ano, o Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, assinalou o dia mundial da saúde, 7 de abril, com uma sessão sobre "Sinais de Alerta da Depressão em Meio Laboral", apresentada pela Drª Teresa Reis do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE EPE, que contou com a presença de vários profissionais.
A sessão decorreu entre as 11h00 e as 12h30 e contou com as intervenções de todos os presentes numa conversa sobre o tema que recaiu sobre a preocupação que todos têm relativamente à sua saúde e bem-estar no meio laboral. Salientaram-se algumas melhorias a concretizar na instituição e a importância do contributo de todos para um local de trabalho “amigo da saúde”.
 
A «Depressão. Vamos falar!» (Depression: Let’s talk) é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as comemorações do Dia Mundial da Saúde 2017, assinalado anualmente no dia 7 de abril. A depressão afeta pessoas de todas as idades, de todas as esferas da vida, em todos os países. Provoca angústia e tem impacto na capacidade das pessoas realizarem até mesmo tarefas diárias mais simples, com consequências às vezes devastadoras para o relacionamento com a família e amigos e a capacidade de auto sustento. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio.
De acordo com os estudos mais atuais,  Portugal é o 2º país da Europa com maior prevalência da doença mental e o Alentejo apresenta a maior taxa de suicídio do país.