HESE assinala um ano de Hospitalização Domiciliária
A Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) do Hospital de Évora assinala hoje, dia 14 de dezembro, um ano de atividade. Quando algumas Unidades do país suspendiam a sua atividade, devido à pandemia, a UHDP do HESE iniciou a sua atividade e, entre dezembro de 2020 e março de 2021 chegou mesmo a prestar apoio a vários doentes com COVID-19.

A Unidade tem como modelo a assistência hospitalar praticada no domicílio do doente por profissionais de saúde do hospital e iniciou a sua atividade com capacidade para seis camas no domicílio.

Este tipo de assistência permite um tratamento hospitalar com maior conforto e bem-estar para o doente no seu domicílio com acompanhamento dos profissionais de saúde do Hospital, promove a autonomia dos doentes e um maior envolvimento dos familiares e pode permitir também um menor tempo de internamento e a diminuição das infeções em ambiente hospitalar.

Há um ano atrás, a equipa multidisciplinar da UHDP composta por médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista e assistente técnica, previa a assistência de 90 doentes em domicílio por ano e hoje faz um balanço de 177 doentes assistidos em hospitalização domiciliária durante este período.

Ireneia Lino, responsável pela Unidade de Hospitalização Domiciliária Polivalente (UHDP) realça que ” os resultados da Unidade surpreenderam-nos muito pela positiva, dado que superaram as expetativas, quer ao nível quantitativo, quer ao nível qualitativo. Ao longo do ano prestámos assistência a mais 85 % do que o esperado e o feedback que temos dos nossos doentes é muito positivo e o nosso trabalho muito elogiado. É uma nova forma de prestar cuidados que entendemos como uma intervenção de vanguarda com o foco total no doente e no seu bem-estar e onde se atribui especial relevância à família de suporte, ao cuidador informal, que assume também um papel muito importante no apoio e cuidados ao doente. A nossa equipa está muito satisfeita com os resultados.”

Isabel Pita, Diretora Clínica do HESE EPE, acrescenta que “a criação desta Unidade foi um dos objetivos alcançados por este Conselho de Administração e queremos congratular a jovem equipa pelos resultados obtidos, que excederam em muito as expetativas, graças ao empenho e dedicação de todos, marcando a diferença na vida dos nossos doentes.”​

Fonte HESE​