Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
HESE celebrou Dia Mundial da Ortóptica
A equipa de ortoptistas do Serviço de Oftalmologia do HESE EPE assinalou o Dia Mundial da Ortóptica, dia 6 de junho, com a realização de um rastreio visual infantil nas Consultas Externas de Pediatria do HESE. O rastreio decorreu entre as 09h00 e as 16h00 e participaram 19 crianças com idades compreendidas entre os 30 meses e os 12 anos.
De acordo com a Ortoptista Coordenadora, Francisca Carragéis "apesar da ortóptica ser uma ciência que já existe há muito tempo, não é muito conhecida. O objetivo é dar a conhecer e promover a profissão e também a saúde visual, porque chegamos à conclusão que ainda existe uma percentagem muito grande de baixas visões não corrigidas, com todos os transtornos que isso implica para as crianças e suas famílias, daí a importância do rastreio infantil."
Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, e as perturbações corrigidas, maior a probabilidade de desenvolver uma visão normal. E a Coordenadora acrescenta que "uma criança que vê mal nunca pode ter um relacionamento normal com tudo o que o rodeia, pois a visão é o sentido mais elementar para a interação com o meio e com as pessoas."
Neste dia dedicado à celebração da Ortóptica e da profissão de Ortoptista, pretende-se dar visibilidade a um grupo profissional que conta já com mais de 25 mil membros espalhados pelo mundo. Ortóptica quer dizer “olhos direitos”. É considerada uma ciência complementar da Oftalmologia que estuda os desequilíbrios óculo-motores e trata as perturbações da visão binocular.​
O Ortoptista é um perito na avaliação da função binocular e do funcionamento visual, da reabilitação dos distúrbios da binocularidade (nomeadamente do estrabismo) e da deficiência visual.
No HESE, a equipa de Ortoptistas é composta por sete elementos que desempenham as suas funções no Serviço de Oftalmologia, realizando várias técnicas complementares de diagnóstico e avaliação da função visual, tratamento e diagnóstico dos equilíbrios oculomotores e perturbações da visão binocular.​