HESE entre os finalistas da Bolsa - Capital Humano em Saúde
O Hospital do Espírito Santo de Évora apresentou uma candidatura à Bolsa “Capital Humano em Saúde” e está entre os finalistas. O projeto “Serviços de Urgência mais humanos e eficientes” foi um dos 12 projetos selecionados para passar à fase seguinte da iniciativa.

O projeto do HESE visa mudar o paradigma do trabalho nos Serviços de Urgência, criando locais atrativos para os profissionais, garantindo um bom desempenho, que assegure a criação de valores em saúde e satisfação para os doentes e os profissionais. Constituem objetivos do projeto: diminuir o risco de “burnout” dos profissionais, diminuir o tempo de atendimento, de diagnóstico e de tratamento dos doentes e sua posterior eficaz referência para o nível de cuidados adequados à cada situação, aumentar a eficiência do serviço de urgência, melhorar a organização e desempenho dos restantes serviços e áreas assistenciais da instituição, diminuir os custos com os cuidados de saúde no serviço de urgência e, no essencial, aumentar o grau de satisfação dos utentes, profissionais e seus familiares.

O projeto foi apresentado por uma equipa multidisciplinar constituída por DRA. RAQUEL SANCHEZ – CIRURGIA GERAL, DR. RUI MATONO, ENFª. MARIA MANUEL VARELA E DR. JOÃO PEDRO ASSUNÇÃO – CRISUP – e seguirá para a próxima fase, na qual será selecionado o vencedor final da Bolsa “Capital Humano em Saúde”.

Rui Matono, Diretor do Serviço de Urgência e membro da equipa de projeto, realça que “a candidatura a esta Bolsa reveste-se de uma grande importância porque este projeto identifica, diagnostica e avalia uma problemática transversal ao SNS. O Serviço de Urgência do HESE poderá motivar a apresentação desta candidatura, mas os problemas e dificuldades identificadas são comuns aos outros Serviços de Urgência do SNS, pelo que é assaz pertinente implementar este projeto, que visa o aumento da satisfação dos Utentes e dos Profissionais e a efetiva resolução de graves problemas que colocam esta satisfação em causa”.

Por alcançar esta fase do processo, a equipa de projeto, irá participar no Bootcamp preparatório que terá lugar dia 10 e 11 de março, em Coimbra.

A Bolsa “Capital Humano em Saúde”, é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH], que conta com a consultoria técnica da Nobox e o apoio da Gilead Sciences, com o objetivo de reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde [SNS], dotando os seus profissionais das competências necessárias para que promovam uma mudança positiva nas suas realidades, em particular no domínio da liderança da dimensão humana. As candidaturas à 2.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” decorreram entre 20 de janeiro e 20 de Janeiro de 2022 tendo sido rececionadas um total de 19 candidaturas.