HESE inicia obras para o novo Laboratório de Biologia Molecular
A partir do dia 29 de março, o Hospital do Espírito Santo de Évora vai iniciar as obras para a construção do novo Laboratório de Biologia Molecular do Serviço de Patologia Clínica do HESE. Estas obras vão decorrer até ao final de maio, pelo que está previsto que o Laboratório comece a funcionar em junho do corrente ano. O novo equipamento de estrutura modular ficará situado à entrada do Edifício do Espírito Santo, junto ao Serviço de Anatomia Patológica. Neste local estavam três oliveiras, que foram retiradas esta semana pela Câmara Municipal de Évora, que irá transplantá-las noutro espaço na cidade. O novo espaço do Serviço de Patologia Clínica do Hospital do Espírito Santo vai ter uma área de 168 metros quadrados.

O financiamento desta obra irá ser repartido, sendo que 85% da obra é financiada pelo projeto Alentejo 2020 e os restantes 15% pelo Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do SNS para Diagnóstico de SARS-CoV-2, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Este Programa foi aprovado, em Agosto de 2020 pelo Ministério da Saúde, para garantir e reforçar um sistema de vigilância laboratorial dotado de elevada sensibilidade que permita a identificação rápida de casos e de surtos, tendo em vista detetar e investigar, precocemente, todos os casos suspeitos de doença COVID-19, com uma ação, determinada e eficaz, de contenção para interromper as cadeias de transmissão e limitar a transmissão comunitária. O HESE concorreu a este Programa e obteve o financiamento para aumentar e desenvolver o Laboratório de Biologia Molecular com o intuito de aumentar a capacidade de testagem. Este aumento de capacidade é fundamental para o acompanhamento da situação epidemiológica local e regional no pós-confinamento e nos próximos meses e anos.

Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração, realça que "é de louvar o esforço e o empenho da equipa de Biologia Molecular do HESE que, ao longo deste último ano, realizou cerca de 100 000 testes em instalações de pequena dimensão e pouco funcionais mas que, ainda assim, permitiram garantir os melhores resultados em condições de qualidade e segurança para os profissionais do HESE e para a população da nossa Região."​