Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
HESE marcou presença no plenário do projeto VALKYRIES, na Noruega
​O Hospital do Espírito Santo de Évora marcou presença no plenário do projeto VALKYRIES, realizado em Horten, Noruega, nas instalações da University of South-Eastern Norway, nos dias 4, 5 e 6 de outubro. Ao longo dos três dias, foram apresentados os estados atuais de cada work package, assim como os passos futuros para garantir a sua execução.

A equipa de projeto do HESE, composta pelo Dr. Miguel Gaspar, como gestor das operações do projeto, pela Coordenadora Serviço de Segurança, Engª. Susana Neves, Enfª. Vanda Ferreira, Gestora de Risco SUP e Enfermeira Especialista Médico-cirúrgico, participou na discussão do use case 1: Portugal – Espanha: Incêndio transfronteiriço e incidente multi-vítimas. O foco residiu na arquitetura tecnológica a implementar no estudo em ambos os países, aquando do simulacro, previsto para 4 de maio de 2023. A linha de ação do HESE, assim como dos intervenientes deste use case (Proteção Civil e PARTICLE do lado Português, e Junta Extremadura, SUMMA e TASSICA do lado Espanhol) é a organização do simulacro e a definição da estrutura e tecnologias poderão ser testadas no mesmo.

O projeto VALKYRIES assenta em três pilares principais: identificar pontos menos fortes em sistemas de comunicação e de partilha de dados sensíveis entre entidades; reforçar, com recurso a tecnologia inovadora e integradora, os mesmos sistemas de informação através de testagem em tempo real, com simulacros de diversos cenários de catástrofe; e munir as entidades de resposta a este tipo de eventos com ferramentas de aprendizagem para formação dos seus profissionais, assim como melhorar a sua resposta a estes eventos.

O projeto VALKYRIES, Projeto com Grant nº 101020676, no âmbito “Secure societies – Protecting freedom and security of Europe and its citizens”, ID SU-DRS03-2018-2019-2020, do programa Horizonte 2020, decorre desde outubro de 2021, estará em atividades até setembro de 2023, e o próximo plenário e assembleia geral estão marcados para janeiro de 2023, em local a definir.


Fonte HESE