HESE participou no simulacro internacional CASCADE'19
O HESE participou, no dia 30 de maio, no simulacro internacional CASCADE’19, ativando o seu Plano de Segurança Hospitalar (interno e de catástrofe). O simulacro previa, no distrito de Évora, a ocorrência de um sismo de grande intensidade que originou explosões no centro histórico. Em simultâneo, várias situações de catástrofe ocorreram nos concelhos de Arraiolos, Viana do Alentejo, Vendas Novas e Reguengos.  O principal objetivo deste exercício foi testar os procedimentos a implementar nestas situações e dar uma resposta de apoio à população de uma forma integrada com a interajuda de diferentes equipas especializadas e agentes de proteção civil de uma forma adequada. Recorreram ao Serviço de Urgência, no âmbito do simulacro, dezenas de vítimas, a maioria em estado grave.

No dia 30 de maio, a partir das 08h00, o HESE contou com cerca de 100 voluntários profissionais do HESE para a realização do simulacro, para testarem os procedimentos definidos no Plano de Segurança Hospitalar numa situação de catástrofe e integrar o CASCADE’19. Foram disponibilizadas instalações provisórias para prestar a assistência necessária aos “feridos do simulacro”, localizadas junto ao heliporto, nas instalações da antiga CUCSE. O alerta das autoridades foi dado pelas 09h00 e o HESE entrou em alerta nível 2, para receber as vítimas das várias ocorrências simuladas. Pelas 11h00, foi ativado o nível 3 de alerta e o HESE iniciou as diligências necessárias, em articulação com a Proteção Civil, para garantir a resposta necessária às vítimas.

O balanço do simulacro realizado no Hospital foi muito positivo e permitiu testar modelos de ação, o que contribuirá para implementar melhorias em situações futuras, que numa situação real podem fazer a diferença na capacidade de resposta.

Para a Presidente do Conselho de Administração do HESE EPE, Maria Filomena Mendes“ estes exercícios são de extrema relevância para garantir que estamos preparados para prestar os cuidados necessários aos doentes, em situações de catástrofe. Quanto mais nos prepararmos para estes cenários, melhor será o nosso desempenho no futuro”. E acrescenta que “o Conselho de Administração agradece e congratula todos os participantes do simulacro CASCADE’19, pois graças ao seu empenho e dedicação o exercício foi um sucesso.”