Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
HESE presente no Curso e Exercício Prático de Incidentes de Múltiplas Vítimas do Serviço de Emergência Médica da Comunidad de Madrid

O HESE esteve presente no Curso e Exercício Prático de Incidentes de Múltiplas Vítimas do Serviço de Emergência Médica da Comunidad de Madrid (SUMMA) 112 Madrid que se realizou nos dias 10 e 11 de outubro de 2022.

Esta formação faz parte da formação interna dos funcionários do SUMMA 112, tendo sido extraordinariamente autorizada a formação a outros elementos, dado o contexto colaborativo entre o HESE e a organizadora no Projeto VALKYRIES, ao abrigo do programa Europeu Horizonte 2020.

Este curso, onde estiveram envolvidos, pelo HESE, Enf. Vanda Ferreira – Comissão catástrofe, gestora de risco SUP, enfermeira especialista medico cirúrgico, Enf. Eliana Martins – Enfermeira especialista e gestora de risco SUP, Enf. Miguel Pedrosa – Responsável ADR e UCIM, enfermeiro especialista em medico cirúrgico SUP e Enf. Rui Pereira – Enfermeiro serviço de urgência pediátrico, gestor de risco SUP+VMER, comissão de catástrofe, dividiu-se em duas partes: uma componente teórica e uma componente prática.

No primeiro dia realizou-se a componente teórica no departamento de formação do SUMMA 112, no Hospital Enfermera Isabel Zendal, com sessões teóricas expositivas e videoconferência; no segundo dia realizou-se então a componente prática.

Inicialmente com grupos reduzidos de treino e em prática simulada, treinou-se individualmente cada um dos temas. No final realizou-se um simulacro em que todas as componentes treinadas anteriormente foram colocadas em prática, como se de uma situação real se tratasse, através da montagem de um cenário de multi-vítimas ao qual se teve de responder com os conhecimentos adquiridos. Esta componente prática realizou-se no dos centros de treino para elementos da Polícia, de Segurança e Emergência (EFISE – Instituto de Formación Integral en Seguridad y Emergencias).

Os conteúdos abordados neste curso foram a triagem primária e secundária de catástrofe ou multi-vítimas; Comando e controle num incidente com múltiplas vítimas; Comunicações e importância do que é relevante comunicar e Organização do local da ocorrência: gestão dos meios e recursos.

Sendo um dos pilares do Projeto VALKYRIES munir as entidades de resposta a eventos/cenários de catástrofe com ferramentas de aprendizagem para formação dos seus Profissionais, assim como melhorar a sua resposta a estes eventos, a presença do HESE indica a sua proatividade em oferecer oportunidades de formação aos seus Profissionais de Saúde, assim como uma atitude vanguardista a nível da abordagem à formação, integração e aplicação de conhecimento científico que permitirá uma maior realização pessoal e de trabalho e ao HESE, por fim, modernizar os seus planos de ação e coordenação internos, contando para isso com o apoio de Profissionais de Saúde capazes para o efeito.



Fonte HESE