HESE realiza recolha de sangue na Universidade de Évora
Decorreu, no dia 11 de outubro, no Colégio Luís Verney da Universidade de Évora, a primeira colheita de sangue deste ano letivo. Ao longo da manhã, foram cerca de 30, os alunos que responderam ao apelo feito pelo Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

O HESE é o Hospital Central do Alentejo e trabalha em rede com os Hospitais de Portalegre, Elvas e Santiago do Cacém. Constitui-se como banco de sangue da Região Alentejo, fornecendo os outros hospitais sempre que necessário, e, por vezes, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) em Lisboa, garantindo assim a auto-suficiência no Alentejo. É, por isso, fundamental a articulação com as entidades locais parceiras para garantir a existência de um stock que dê resposta a este desígnio.

“Em consequência da pandemia de Covid-19, e à semelhança do que sucedeu nos outros Hospitais do país e no IPST, o HESE teve uma quebra muito significativa no número de dádivas de sangue, que aos poucos estamos a conseguir colmatar”, refere Madalina Guz, Diretora do Serviço de Imunohemoterapia. “Com o apoio da Universidade de Évora, com quem firmámos um protocolo para realização de colheitas regulares nos vários edifícios da Instituição, conseguimos esta manhã mais 30 dádivas,  graças à disponibilidade e solidariedade dos dadores, a quem queremos prestar o nosso agradecimento.”

Estão previstas mais três sessões de colheitas de sangue na Universidade até ao fim de 2022: 18 de outubro no Polo da Mitra, 17 de novembro no Colégio do Espírito Santo e 23 de novembro na Escola Superior de Enfermagem São João de Deus. As colheitas realizam-se sempre entre as 09h00 e as 13h00.

Conheça mais informações sobre as dádivas de sangue AQUI.