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HESE inicia implementação da receita sem papel a 15 de março

A partir de dia 15 de março, os médicos do Hospital de Évora substituem a receita em papel, pelo envio de dados em circuito eletrónico, que inclui todo o ciclo da receita, desde a prescrição do médico, à dispensa na farmácia.

De acordo com o Diretor Clínico do HESE, Dr. Manuel Carvalho “Todos os dispositivos eletrónicos estão instalados e estamos a fazer formação aos nossos profissionais.”

O novo modelo eletrónico permite a prescrição em simultâneo de todos os medicamentos. “Deste modo, o médico fica com a garantia que a receita não é perdida, pode também ter informação se a receita é aviada, e pode acompanhar o processo terapêutico do doente”, Este novo sistema traz também várias vantagens para o Utente, já que todos os medicamentos prescritos passam a ser incluídos num único receituário, “outra vantagem para o Utente é o acesso à guia de tratamento, por meios eletrónicos, onde fica registada a posologia. Essa guia pode ser enviada por email ou enviada por sms, estando disponível sempre que precisar”, esclarece o Diretor Clínico.

No ato da dispensa nas farmácias, o utente poderá optar por dispensar todos os produtos prescritos ou apenas parte deles, sendo possível levantar os restantes noutro estabelecimento e/ou noutro dia.

A Receita sem Papel garante maior eficácia, eficiência e segurança ao circuito da receita de medicamentos do SNS. O Alentejo é pioneiro nesta implementação.

Mais informação AQUI

 

O que muda para o UTENTE?

A receita fica no cartão de cidadão?

 Não. O Cartão de Cidadão é apenas o meio que identifica inequivocamente o utente na Farmácia Comunitária. Apenas será possível a Farmácia aceder à Receita Sem Papel aquando a disponibilização do “código de acesso e dispensa”.

 

O utente não tem BI, nem Cartão de Cidadão. Pode ter Receita sem Papel?

 Sim. Mesmo não tendo esses documentos, terá sempre a possibilidade de aceder à sua prescrição fornecendo ao seu médico um número de telemóvel ou um endereço de correio eletrónico válidos para que lhe seja remetido o Guia de Tratamento. Em alternativa poderá sempre solicitar a impressão do Guia de Tratamento ao seu médico, que contém todos os dados necessários à dispensa dos medicamentos na Farmácia.

 

O utente perdeu o seu documento de identificação. Pode aceder aos medicamentos?

 Sim. Poderá sempre aceder aos dados da receita através do Guia de Tratamento ou do SMS/email que lhe será enviado. Poderá ainda, através do Portal do Utente (www.portaldoutente.pt) recuperar e imprimir o seu Guia de Tratamento.

 

Inadvertidamente o utente apaga o SMS que lhe foi enviado. Pode recuperar o SMS original?

 Sim. Se não tiverem sido ultrapassadas as 24horas após a emissão da receita, poderá solicitar ao médico a reimpressão da Guia de Tratamento e o consequente reenvio do SMS. Poderá ainda, através do Portal do Utente (www.portaldoutente.pt) recuperar e imprimir o seu Guia de Tratamento.

 

O utente não pediu o envio do SMS no momento da consulta e precisa de o receber entretanto. Pode fazer o pedido?

 Sim. No entanto, o SMS só poderá ser reenviado aquando a reimpressão da Guia de Tratamento, ou seja, nas 24h que precedem a emissão da receita. O utente poderá ainda aceder aos dados constantes na receita através do Portal do Utente (www.portaldoutente.pt) recuperando e imprimindo o seu Guia de Tratamento.

 

 Como funciona a Receita sem Papel para os sistemas de saúde privados, por exemplo, seguros, bancários, sindicatos?

 Funciona em moldes semelhantes ao que já existe na atualidade. No entanto, estes subsistemas terão que desenvolver, conjuntamente com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, os processos desmaterializados que permitam gerir as dispensas efetuadas aos seus utentes.

 

As receitas emitidas por médico em consultório privado também vão ser desmaterializadas ou a Receita sem Papel existe apenas para o SNS?

 

 A Receita Sem Papel não é um projeto exclusivo do SNS, sendo possível em todo o Sistema de Saúde português, independentemente dos locais de prescrição e dos locais de dispensa. Os softwares de prescrição que tenham clientes em locais de prescrição privados, terão um período de 90 dias para adaptação, após a publicação das normas técnicas de software.

 

Sou um Cidadão estrangeiro que recorre ao SNS. Posso ter Receita sem Papel?

 Sim. Mesmo não sendo um cidadão português, terá sempre a possibilidade de aceder à sua prescrição fornecendo ao seu médico um número de telemóvel ou um endereço de correio eletrónico válidos para que lhe seja remetido o Guia de Tratamento. Em alternativa poderá sempre solicitar a impressão do Guia de Tratamento, ao seu médico, que contém todos os dados necessários à dispensa dos medicamentos na farmácia.

 

Gabinete de Comunicação e Marketing | HESE EPE