HESE tem em implementação três CRI´s
O Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, tem em fase de implementação três Centros de Responsabilidade Integrada em três áreas fundamentais para a região do Alentejo: cardiovascular, onco-cirúrgica e cirurgia da obesidade. O CRI onco-cirúrgico e o cardiovascular são pioneiros no país e o CRI na área da cirurgia da obesidade será o único ao Sul do país.

A criação destes Centros de Responsabilidade Integrada (CRI) é uma mais valia para todos os Utentes do HESE EPE e do Alentejo. Constituem-se como objetivos dos CRI’s melhorar a resposta às necessidades em saúde, garantir a qualidade e diferenciação da prestação de cuidados, assim como a acessibilidade dos doentes e o cumprimento dos tempos de resposta garantidos. Estes Centros irão funcionar com equipas exclusivas, especializadas, que incluem o corpo médico, enfermagem, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração, realça que os CRI's "seguem um modelo de funcionamento completamente distinto, que permite cruzar diferentes serviços e ter sempre o doente no centro, o que pode motivar ainda mais os profissionais, pois abre a possibilidade de haver diferentes níveis de remuneração, consoante os diferentes objetivos e as metas que vão alcançando em termos de actividade e produtividade assistencial, e aposta muito nas áreas da formação e da investigação. Contamos que estes novos Centros atraiam também mais profissionais para o nosso Hospital."
Para além da resposta diferenciada para o Utente, pretende-se também que o CRI constitua um ponto de atração para novos profissionais, pela sua capacidade de diferenciação.  Prevê-se ainda que o funcionamento deste CRI, que se caracteriza por um novo modelo de gestão, mais flexível e participado, aumente a capacidade de resposta nestas áreas.