HESE é o 1º hospital do país a instalar o Vendor Neutral Archive

O Hospital do Espírito Santo de Évora e a SIEMENS estão, neste momento, a iniciar a primeira instalação nacional da nova geração de sistemas de informação orientados à gestão integrada e partilhada de documentação e informação clínica, habitualmente designada como VNA (Vendor Neutral Archive).

Trata-se de uma solução centrada no doente que permite arquivar e disponibilizar centralmente toda a documentação e resultados clínicos, produzidos nas várias especialidades da Instituição. Este sistema permite um arquivo centralizado, independentemente das  fontes, origens e formatos da informação recolhida, o que constitui uma das suas grandes mais valias.

A Presidente do Conselho de Administração do HESE, Maria Filomena Mendes congratula todos os profissionais envolvidos nesta inovação pelo projeto que está, neste momento a iniciar-se, e realça que se trata de uma tecnologia inovadora e pioneira em Portugal, orgulhando-se de ser o primeiro Hospital a implementar este sistema na saúde, na Região do Alentejo e no país. Reforça que este é o primeiro passo para o futuro da saúde e para a saúde do futuro, pois a informação estruturada que se vai iniciar no Hospital do Espírito Santo de Évora é a premissa fundamental para a aplicabilidade da inteligência artificial na área da saúde.

Prevê-se que o novo sistema entre em funcionamento pleno em setembro de 2018.