Heliporto do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) entra em funcionamento para operações de emergência médica

No passado dia 23 de janeiro a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou e autorizou que o Heliporto do Hospital do Espírito Santo, Évora, EPE (HESE) voltasse a ser utlizado para operações de emergência médica na sequência das obras de requalificação de que foi objeto.
O Heliporto encontra-se devidamente autorizado para ser utilizado exclusivamente em operações de Emergência Médica,  dispondo para isso da adequada sinalização e iluminação, permitindo a realização de voos de dia e de noite, em qualquer dia do ano, caso as condições meteorológicas assim permitam.
Segundo Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do HESE, a reabertura do Heliporto do HESE era um objetivo importante a atingir para garantir aos Utentes a prestação dos cuidados em situações de emergência e foi possível graças à cooperação de todas as entidades envolvidas: Hospital do Espírito Santo de Évora, Administração Regional de Saúde do Alentejo, Bombeiros Voluntários de Évora, Câmara Municipal de Évora,  Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Direção Regional de Cultura do Alentejo e Direção Geral do Património Cultural. Considerando esta infra-estrutura uma mais-valia para todos.

A infraestrutura disponibiliza, quando em operação, o apoio dos seguranças do campus hospitalar para vigilância e operacionalização das condições de funcionamento, nomeadamente, dos sistemas, luzes e controlo de acessos. É ainda disponibilizado o Serviço de Brigadas, no âmbito do salvamento e luta contra incêndios e de acordo com o protocolo celebrado entre o HESE e os Bombeiros Voluntários de Évora.