Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Avis aposta na Higiene Postural

A Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Avis, realizaram nos dias 9, 16 e 18 de maio, 4 sessões sobre Higiene Postural direcionadas à comunidade escolar, do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Avis.
As sessões  desenvolvidas pelo fisioterapeuta António Semedo e pela enfermeira Genoveva Sadio, decorreram na Escola EB 2,3 Mestre de Avis As sessões  desenvolvidas pelo fisioterapeuta António Semedo e pela enfermeira Genoveva Sadio, decorreram na Escola EB 2,3 Mestre de Avis As sessões  desenvolvidas pelo fisioterapeuta António Semedo e pela enfermeira Genoveva Sadio, decorreram na Escola EB 2,3 Mestre de Avis As sessões  desenvolvidas pelo fisioterapeuta António Semedo e pela enfermeira Genoveva Sadio, decorreram na Escola EB 2,3 Mestre de Avis e contaram com a participação de 69 alunos e 4 professores.
 
A boa higiene postural é conseguida mantendo-se uma posição correta, quer nas crianças quer nos docentes, quer em contexto de aula ou em outras actividades durante o dia.
Tiveram estas sessões como objectivo consciencializar professores e alunos sobre a temática.
 
Nestas 4 sessões  foi feito o ensinamento aos alunos  de como transportar correctamente o material escolar e como deve ser usada  a mochila,  dando especial enfoque aos seus  ajustes. Aos professores  foi transmitida a forma acertada de transportar e manusear material escolar volumoso e ou pesado,  para evitar o surgimento de problemas na coluna vertebral, situações comuns nos adultos e que poderão ser evitados através de um adequado e  precoce aconselhamento.
 
As barreiras arquitectónicas, as características do mobiliário escolar e a sua adaptação individual, foram outras temáticas abordadas.
 
No final de cada sessão, além da entrega de folheto /guia para servir como ferramenta de trabalho entre os professores e alunos, foi solicitado à comunidade escolar que respondesse  a um teste para aferir a aquisição dos ensinamentos transmitidos. Os resultados corresponderam ao esperado, tendo os alunos e professores retido a informação.