Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Hospital Dr. José Maria Grande realiza primeira gastrectomia por via laparoscópica

No Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, foi realizada, no passado mês de outubro, a primeira gastrectomia (remoção do estômago) por via laparoscópica, encontrando-se o doente plenamente recuperado no seu domicílio.

Esta técnica permite operar o estômago, recorrendo apenas a pequenas incisões no abdómen do doente, utilizando uma câmara para auxiliar os cirurgiões a observar, em pormenor, o que tem de se retirar.
Desta forma, à recuperação mais rápida do doente por ser praticamente indolor, junta-se uma maior capacidade de distinguir o que está doente e que tem de ser retirado, nas melhores condições de segurança.

Desta forma, o Hospital de Portalegre alia a capacidade já adquirida e plenamente instalada nas cirurgias ao recto, cólon, vias biliares e hérnias abdominais e gástricas por via laparoscópica, à capacidade no tratamento cirúrgico do cancro gástrico.
«Apesar de todas as dificuldades e contingências que a nossa região apresenta, o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, continua a afirmar-se como uma instituição de referência no Alentejo e mesmo no país, procurando cumprir a missão para que foi criado – tratar os doentes, prestando-lhes o melhor tratamento possível», refere a administração do hospital, em comunicado.

Visite:
Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano – http://www.ulsna.min-saude.pt/

Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2019/11/18/cirurgia-inedita-em-portalegre/