Hospital Oncológico da ULSLA Assinala o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro
Criado no ano 2000 o Dia Mundial do Cancro que se assinala a 4 de fevereiro, pretende capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública.

Pelas suas particularidades, o cancro tem um impacto significativo no doente e na sua família ao longo das diversas fases da doença, desde o diagnóstico, até à fase de tratamento paliativo, aumentando as necessidades de cuidados.

Hospital de Dia Oncológico Assinala o Dia Mundial do Cancro - World Cancer Day

Este desafio é também sentido por parte da ULSLA que conta com o seu Hospital de Dia Oncológico, para que este problema possa ser alvo de cuidados diferenciados e eficazes.

O Hospital de Dia Oncológico tem como missão a prestação de cuidados à pessoa (e família) com doença oncológica, em todas as fases da sua doença, de uma forma holística e humanizada.

A equipa é constituida por profissionais de saúde, contando com médicos, enfermeiros, técnicos Auxiliares de Saúde e profissionais administrativos.

Absolutamente essenciais, também as unidades de suporte auxiliam no tratamento e no diagnóstico médico. As mais comuns são Farmácia, Patologia Clínica, Radiologia, Cuidados Paliativos e Psicologia

A prestação de cuidados decorre em ambulatório, uma forma eficiente de resposta às necessidades dos doentes oncológicos, dado que permite a prevenção, deteção precoce e abordagem terapêutica das complicações associadas quer à doença quer ao tratamento, minimizando o impacto da permanência no hospital.

O Hospital de Dia Oncológico é o único serviço na ULSLA onde os doentes portadores de doença oncológica poderão efetuar terapêuticas endovenosas de quimioterapia ou imunomodulação.