Hospital da Brincadeira em Ponte Sor

No passado dia 5, a UCC de Ponte de Sor/Montargil, em conjunto com técnicos da URAP, desenvolveu actividades de promoção para a saúde dirigidas às crianças do concelho de Ponte de Sor, levado a cabo pela Câmara Municipal de Ponte de Sor para comemorar o Dia da Criança.

Foi utilizada a Unidade Móvel do Programa “Cuida-te” de forma a simular o “Hospital da Brincadeira”. Deste modo, nos dois gabinetes disponíveis, as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, num total de cerca de 90 crianças, participaram na simulação de uma consulta de enfermagem, consulta médica e consulta de saúde oral, utilizando bonecos bebés para o efeito.

O principal objetivo foi, através de atividade lúdica, reforçar a importância da vigilância de saúde, desmitificando o contacto com os profissionais de saúde e a “bata branca”. Salientaram-se, ainda, os conceitos da higienização das mãos, da vigilância de saúde, da saúde oral aliada à alimentação saudável. Foram distribuídos desenhos para colorir e livro sobre prevenção de acidentes nas crianças.