Hospital de Beja aumenta a capacidade de internamento Covid-19

Na sequência da evolução da pandemia e do consequente aumento do número de doentes positivos para SARS-COV-2 com necessidade de internamento, a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, e os seus profissionais de saúde, tem vindo a desenvolver um esforço de capacitação enorme, na esperança de dar a melhor resposta possível a todas as situações.

Assim, no Serviço de Internamento de Medicina Covid, situado no Piso 3 do Hospital de Beja, inicialmente com 24 camas disponíveis, foram adicionadas, a 8 de janeiro de 2021, 6 camas. Atingida a ocupação máxima, foi possível aumentar mais 6 camas, totalizando, a 12 de janeiro, as 36 camas disponíveis. Perante novo cenário de ocupação plena, no dia 14 de janeiro, temos a possibilidade de aumentar o número de camas em internamento Covid em 10, o que significa que, à data, totalizamos 46 camas disponíveis, sendo esta a capacidade de internamento em enfermaria para doentes Covid-19 no Hospital de Beja.

Relativamente ao internamento de doentes Covid em Unidade de Cuidados Intensivos, as 4 camas de nível III inicialmente existentes, registaram ocupação plena, o que obrigou, a 10 de janeiro de 2021, ao aumento para o dobro da capacidade em Cuidados Intensivos, significando que, à data, existem 8 camas em Cuidados Intensivos - Covid no Hospital de Beja. Neste momento, estão todas ocupadas.

Em consequência do aumento do número de camas foi necessário um rigoroso trabalho de gestão e de afetação de recursos humanos e de equipamento da Instituição, registando-se, com agrado, a imediata cooperação das equipas envolvidas e de todo o pessoal que, nas diferentes áreas de trabalho, permitiram a criação das condições para que tudo se concretizasse.

Mais uma vez, os profissionais da ULSBA demonstram que estão determinados e, com a ajuda de TODOS, fortalecemos a capacidade da Instituição em responder, de forma correta e organizada, a esta pandemia.

Apelamos, por isso, ao cumprimento das medidas de proteção (distanciamento social, etiqueta respiratória, uso de máscara e higienização das mãos) e ao respeito pelas regras em vigor neste período difícil.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo