Hospital de Évora e Agrupamento de Centros de Saúde de Évora implementam checklist que prioriza colonoscopias e reduz tempo
O cancro colo-rectal tem uma grande incidência na região do Alentejo devido, entre outras causas, aos hábitos alimentares da população, nomeadamente, ao grande consumo de carnes vermelhas. É importante que as pessoas recorram ao médico de família sempre que detetem alterações dos hábitos intestinais, diarreias ou obstipações mais prolongadas, perdas de sangue pelas fezes ou uma anemia que não se identifica a razão.

Após 9 meses de implementação do projeto "Prioridade à vida no cancro colo-rectal", o tempo de espera médio para colonoscopias no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) para doentes com suspeitas de cancro colo-rectal desceu de 180 para 76 dias. Este projeto visa melhorar os cuidados prestados ao doente, desde o diagnóstico até ao tratamento.
Ao longo do último ano, o projeto desenvolvido em conjunto  pelo Agrupamento de Centros de Saúde de Évora, pelo  Hospital do Espírito Santo de Évora, pela Universidade Nova e pela NOVARTIS, permitiu identificar as causas do atraso no diagnóstico destes doentes. Foi elaborada  uma lista  que prioriza os doentes mais urgentes para o exame de colonoscopia.
Esta lista é preenchido pelo médico de família, que observa o doente,  juntamente com a requisição de colonoscopia, sendo enviados para o serviço de gastrenterologia do HESE.  Desta forma priorizam-se os pedidos,  sendo identificados os doentes  mais urgentes para a realização do referido exame  e reduz-se para menos de metade o tempo de espera das colonoscopias para estes doentes . Se o exame for positivo e, caso o doente tenha que ser operado, é encaminhado para a cirurgia do HESE .
Esta integração de Cuidados  de Saúde Primários e Cuidados Hospitalares permitiu diminuir para metade o tempo médio de espera para a realização  das colonoscopias mais urgentes e aumentar o diagnóstico de cancro ou de pré-cancro, com maior antecedência.