Hospital de Évora inicia plano de transformação digital
O Conselho de Administração do HESE inicia 2021 com o plano estratégico, Hospital do Espírito Santo HESE@2023, em articulação com a Cisco e a Decsis, alinhado com as políticas e estratégias digitais para a Saúde em Portugal. Este plano irá traduzir-se em ações de elevada intensidade tecnológica no domínio das infraestruturas tecnológicas, nos sistemas de informação, na interoperabilidade e ciência dos dados.

O Hospital do Espírito Santo de Évora definiu, em 2017, como estratégico, o desenho e implementação de um plano de transformação, que contribuísse para a utilização de tecnologias digitais ao serviço dos profissionais e utentes, e que projetasse uma visão para o novo Hospital Central do Alentejo, a inaugurar em 2023. Integrado nesta estratégia de modernização foram realizadas e estão em curso ambiciosas ações de modernização tecnológica, com um investimento superior a 2M€, que permitiram, entretanto, a remodelação do seu Centro de Processamento de Dados (CPD) com as mais recentes tecnologias, ações de modernização das aplicações de gestão e médicas com as mais recentes aplicações e a melhoria de condições de infraestrutura dos profissionais e utentes. Estas ações, em fase de implementação, irão ainda capacitar os profissionais de saúde em novos modelos e sistemas aplicacionais, novos modelos de gestão e atividades de proteção dos dados pessoais e cibersegurança.

Neste novo ano, o HESE dá mais um passo neste desígnio com o plano estratégico, Hospital do Espírito Santo HESE@2023. Desta forma, será possível integrar a infraestrutura em construção com uma visão de serviços de saúde do futuro, que dê resposta às necessidades dos profissionais com as mais avançadas tecnologias e processos e às necessidades dos utentes na interface com os serviços que necessitam.

Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do HESE EPE realça que “decorrente destas medidas, o HESE passará a contar com novos sistemas de informação clínicos, alinhados com a rede nacional do SNS, e com uma área experimental ao nível dos sistemas de informação integrados com a rede de cuidados e plano individual de cuidados. Estes projetos estão a ser desenvolvidos em estreita colaboração com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde – entidade responsável pelos sistemas de informação na Saúde.” E reforça que “a articulação com a Cisco  e a Decsis para a elaboração deste plano estratégico de transformação digital, Hospital do Espírito Santo HESE@2023, será fundamental para o desenvolvimento do plano de análise e diagnóstico, participado pelos profissionais de saúde e utentes, que irá propor um conjunto de estratégias e ações de transformação digital do Hospital do Espírito Santo também com o objetivo de desenhar as soluções a implementar no novo Hospital Central do Alentejo, a inaugurar em 2023.”

A Cisco Portugal assinou com o Governo Português um Memorando de Entendimento que constitui a base do programa Country Digital Acceleration (CDA) em Portugal. Este programa providencia a estrutura de planeamento e execução local, com o propósito de acelerar a inovação e a transformação digital, nos domínios de atividade e tecnológicos nos quais a Cisco aporta valor pela sua especialização e experiência, em alinhamento com as prioridades nacionais. As áreas de atuação podem incluir a realização de provas de conceito, consultoria, co-inovação num ecossistema participativo, benchmark com práticas e experiências nacionais e internacionais, formação e requalificação profissional, entre outras, que consideramos uma mais valia para um Novo Hospital Central do Alentejo que se pretende um exemplo de modernização tecnológica na área da saúde e das novas tecnologias”.