Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Hospital de Évora inicia teleconsultas de cirurgia vascular

Teve início, em outubro, a realização de consultas de cirurgia vascular, via telemedicina. As teleconsultas realizam-se, em tempo real, pelo médico especialista de Cirurgia Vascular do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE,  permitindo a observação, diagnóstico e orientação terapêutica dos doentes.
João Albuquerque e Castro, Médico responsável pela especialidade de cirurgia vascular do HESE EPE, é uma das referências nacionais da Especialidade e está no HESE desde 2016, explica que nesta consulta o doente está presente com o seu médico de família, o médico de família apresenta o doente e o caso, o médico de cirurgia vascular faz as perguntas. Faz-se assim uma consulta presencial, mas através de uma câmara, via telemedicina. As consultas terão periodicidade quinzenal, prevendo-se o atendimento de seis utentes em cada dia de consulta.
 
O Conselho de Administração do HESE tem feito um enorme esforço para garantir o atendimento aos utentes com este tipo de patologias, apesar da escassez de recursos humanos nesta especialidade, na região do Alentejo. Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração, explica que desde 2016, o HESE tem um Especialista de Cirurgia Vascular para dar resposta a toda a região, o que é manifestamente insuficiente, face à quantidade de doentes que precisam de cuidados. A Especialidade de Cirurgia Vascular é uma área com enorme carência de médicos em toda a região do Alentejo e agora esta modalidade de consulta permite aumentar significativamente o acesso, intensificando a articulação entre os Centros de Saúde e o Hospital. A grande maioria destes doentes são doentes idosos, com poucos recursos e com múltiplas co-morbilidades, onde se incluem a diabetes e as várias patologias do foro vascular, é, portanto, difícil a sua mobilização para serem observados no Hospital de Évora. Com a consulta de telemedicina a comodidade para doente e médico de família é um avanço, além de rentabilizar os fracos recursos de que o hospital dispõe. É uma mais valia muito importante para todos.

Este tipo de consultas vai permitir uma maior rapidez de resposta, por um lado, e, por outro, uma maior proximidade entre todos os intervenientes, ou seja, aproxima Médico Especialista, Médico de Família e Doente,  o Médico Especialista João Albuquerque e Castro, realça, que a relação entre os médicos é direta: o médico de família faz as perguntas que precisa, fica com a informação do que é necessário fazer naquele momento e nos seguintes. É mais barato, tem uma eficácia sobreponível e o médico de família fica com uma orientação muito mais precisa, portanto, o doente fica muito melhor tratado. 
A teleconsulta de cirurgia vascular está acessível a todos os Utentes, através do Médico de Família, em todo o Alentejo. Esta tecnologia permite que o doente não se desloque ao Hospital, permanecendo na sua zona de residência e evitando a sua deslocação. Tendo em conta a dispersão da população residente no Alentejo, esta é mais uma das grandes vantagens desta nova consulta.

 

Nota
João Albuquerque e Castro é responsável pela especialidade de Cirurgia Vascular do HESE EPE desde 2016. Foi Chefe de Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital de Santa Marta- CHLC, antes de iniciar funções no HESE EPE, durante 14 anos. É Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Aluno de Doutoramento da FCM UNL , Coordenador Nacional da Campanha "Aorta é Vida", tem mais de 150 trabalhos cientifícos publicados em Revistas Nacionais e Internacionais, mais de 100 comunicações em Reuniões Nacionais e Internacionais e foi moderador em mais de 50 mesas redondas científicas.
Áreas de Diferenciação: Cirurgia endovascular: Stenting carotídeo e periférico; Tratamento endovascular de Aneurismas Cirurgia de Varizes minimamente invasiva: Laser, Radiofrequência;  Esclerose espuma