Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Hospital de Évora realiza Open Day com SPNI
Teve lugar no Hospital de Évora, no dia 26 de novembro, o Open Day da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia de Intervenção (SPNI) que contou com a presença de cerca de 20 pessoas, entre elas os Neurorradiologistas da Sociedade e os especialistas da área de neurorradiologia, imagiologia, medicina interna, cardiologia e anestesiologia do HESE para a realização de uma angioplastia com colocação de stent carotídeo.
 
A recém-constituída SPNI escolheu o Hospital de Évora para a realização de mais um Open Day uma vez que o HESE possui um corpo clínico com elevada competência para a realização desta técnica, assim como todos os recursos técnicos necessários na Unidade de Angiografia. Atualmente, a Unidade de AVC do HESE EPE encaminha vários doentes com necessidade de colocação de stents nas carótidas para outro Hospital Central, pelo que a formação específica nesta área poderá permitir mais uma oferta de prestação de cuidados para a região.
 
A ação de formação decorreu ao longo de todo o dia com uma componente teórica com apresentação e discussão de casos, e outra prática, que incluiu a intervenção em dois doentes programados, pelos Neurroadiologistas Dr. João Reis e Drª Isabel Fragata da SPNI, que apresentaram a técnica aos médicos presentes e aos internos inscritos na formação. A Angioplastia com colocação de stent, nestes casos, foi realizada com anestesia local, através de uma pequena punção na virilha por onde foi inserido o dispositivo que implanta o stent que é posicionado na artéria para mantê-la aberta. A angioplastia nas carótidas é uma técnica complexa, sofisticada, que, entre outros benefícios, previne a ocorrência de AVC’s. Esta doença decorre do estreitamento da artéria, sendo a aterosclerose a principal causa.
O evento exigiu uma preparação antecipada por parte de uma equipa multidisciplinar do HESE EPE constituída pelas equipas da Unidade de Angiografia, do Serviço de Imagiologia, da Unidade de AVC, do Serviço de Anestesiologia, da LUSCAN, do Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação, do Serviço de Instalações e Equipamentos, do Gabinete de Formação e do Gabinete de Comunicação e Marketing, que tornaram este evento possível.