Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Hospital de Évora realiza parceria com o Exército, na Unidade de Saúde Militar de Évora

No âmbito do atual estado de emergência e do combate à Covid-19, o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) estabeleceu uma parceria com o Exército, com o objetivo de criação de uma Unidade de Internamento em instalações da Unidade de Saúde Militar de Évora. A nova Unidade de Internamento destina-se a doentes já com alta clínica e que aguardam vaga na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Até ao momento, foram transferidos seis doentes os quais contam com o apoio de equipas de enfermagem e de assistentes operacionais, sob a gestão da Senhora Enfermeira Chefe Ivone Rodrigues e da Senhora Maria João Pais, médica internista do HESE e a Responsável da recém-criada Unidade.   

 

De salientar que o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e o Centro de Saúde Militar de Évora, antigo Hospital Militar, têm um histórico de excelentes relações institucionais e a proximidade entre as instalações destas instituições é também uma mais valia para a população. 

 

Ao longo destas últimas semanas, as equipas do HESE, com o simpático apoio do Centro de Saúde Militar, desenvolveram um trabalho extraordinário garantindo todas as condições para o funcionamento da recém-criada Unidade, quer do ponto de vista das instalações e equipamentos, quer do ponto de vista dos sistemas de informação e informática, bem como do ponto de vista clínico, de enfermagem e de suporte, farmácia, nutrição e dietética, hotelaria, entre outras.  

O Major Médico André Mateus, Diretor em exercício de funções deste Centro de Saúde Militar, realça que "no seguimento do pedido efetuado ao Exército para disponibilização de recursos, de modo a potenciar a resposta à crise pandémica da Covid-19, este Centro de Saúde disponibilizou enfermarias, totalizando 15 a 20 camas para ceder ao Hospital do Espírito Santo". E acrescenta que "esta sinergia entre instituições é fundamental para enfrentamos a provação que vivemos neste momento". 

Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração realça a importância desta parceria e afirma que "no contexto em que vivemos, tem sido absolutamente fundamental a articulação com os vários parceiros do Hospital e com Exército em particular. A disponibilidade do Exército tem sido notável e o HESE agradece, em nome dos doentes e de todos os Profissionais, a sua franca generosidade."