Hospital de Évora recebe 2º Fórum de Cuidados Paliativos

Teve lugar, no Hospital do Espírito Santo de Évora EPE, no passado dia 11 de março, o 2º Fórum Clínico Académico de Cuidados Paliativos das Regiões do Alentejo e Algarve, que contou com a participação da Presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, Drª Edna Gonçalves, do Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, Dr. José Robalo, do Presidente da ARS Algarve, Dr. Paulo Morgado e da Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Espírito Santo de Évora, Profª Doutora Maria Filomena Mendes.

O Fórum Clínico Académico de Cuidados Paliativos das Regiões do Alentejo e Algarve (FCACPAA) foi criado para promover o intercâmbio e facilitar a colaboração entre investigadores e serviços clínicos, com vista a desenvolver uma visão partilhada sobre o desenvolvimento dos cuidados paliativos nas Regiões do Alentejo e Algarve.
 “Os cuidados paliativos são cuidados de saúde especializados e devem estar integrados nos três níveis de cuidados de saúde: cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares e cuidados continuados integrados” afirma Edna Gonçalves, e realça ainda que “Todos os profissionais de saúde têm de ter formação em cuidados paliativos para uma prestação transversal. É também urgente investir, em paralelo, na formação de “paliativistas”, ou seja, profissionais especializados em cuidados paliativos”.

Ao longo da tarde, cerca de 50 pessoas assistiram ao Fórum, vindas do Alentejo e do Algarve. A investigação nesta área e a estratégia de desenvolvimento a adoptar, a nível regional e nacional destes cuidados, ocuparam os painéis deste encontro, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian,no âmbito do projeto DINAMO conduzido pelo King´s College London.