Hospital de Évora é o hospital alentejano com melhor resultado na avaliação Entidade Reguladora

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) apresentou recentemente os resultados da segunda avaliação de 2019, no âmbito do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), relativa à dimensão Excelência Clínica.

Segundo a ERS, a “avaliação e a classificação efectuadas processam-se em dois níveis. No primeiro confirma-se o cumprimento dos critérios considerados essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. A validação desse cumprimento, demonstrada pela atribuição de uma estrela, permite ao prestador o acesso ao segundo nível de avaliação, no qual se processa a classificação em rating, para cada uma das áreas em avaliação, num de três níveis de qualidade: nível de qualidade III, II ou I, conforme os prestadores estejam posicionados no nível de qualidade superior, no nível de qualidade intermédio ou no nível de qualidade de base.”

Nesta segunda avaliação a ERS analisou 158 prestadores de cuidados de saúde de natureza hospitalar, dos sectores público, privado e social, de todo o território nacional.

A avaliação da dimensão Excelência Clínica incidiu sobre o desempenho anual dos prestadores de cuidados envolvidos, relativo a procedimentos e/ou diagnósticos nas áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular (Cirurgia de Revascularização Arterial), Cardiologia (Enfarte Agudo do Miocárdio), Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia Cardíaca (Cirurgia Valvular e outra Cirurgia Cardíaca não Coronária e Cirurgia de Revascularização do Miocárdio), Cirurgia Geral (Cirurgia do Cólon), Cuidados Intensivos (Unidade de Cuidados Intensivos), Cuidados Transversais (Avaliação da Dor Aguda e Tromboembolismo Venoso no Internamento), Ginecologia (Histerectomias), Neurologia (Acidente Vascular Cerebral), Obstetrícia (Partos e Cuidados Pré-Natais), Ortopedia (Artroplastias da Anca e Joelho e correcção cirúrgica de fraturas proximais do fémur) e Pediatria (Pneumonia e Cuidados Neonatais).

Destaca-se que dos 158 estabelecimentos actualmente abrangidos pelo SINAS@Hospitais, 121 (77%) obtiveram classificação nesta dimensão, e 102 (84%) destes conseguiram a atribuição da estrela correspondente ao primeiro nível de avaliação.

No que diz respeito ao Alentejo dos seus hospitais existentes, apenas 4 deles foram avaliados, pois os Hospitais de Portalegre e Elvas declinaram a avaliação.

O hospital melhor posicionado é o Hospital do Espírito Santo, pois em 9 das 16 especialidades cumpre os parâmetros de qualidade exigidos, sendo que na segurança do doente, na adequação e conforto das instalações, na focalização no utente e na satisfação do utente também recebeu nota positiva.

Fique de seguida com a tabela que mostra o resultados de todos os hospitais do Alentejo:

hospitais_alentejo.jpg

Fonte: odigital