Hospital do Espírito Santo de Évora assina protocolo com CIMAC-ADRAL e CISCO para integrar o projeto de Smart Connected Com
Hospital do Espírito Santo de Évora assina protocolo com parceria S+CC liderada pela ADRAL, CIMAC e CISCO, passando a integrar o projeto de Smart Connected Communities (S+CC) Alentejo Central que visa transformar Évora num laboratório de iniciativas inteligentes para cidades (Smart Cities) e promover um ecossistema urbano inteligente em todos os Municípios da sub-região.

No âmbito da cerimónia de inauguração da ligação WI-FI do Hospital do Espírito Santo de Évora, decorreu, dia 5 de abril, a assinatura da adenda ao Memorando de Entendimento de Smart Connected Communities (S+CC) com a ADRAL, CIMAC e CISCO.

A cerimónia, presidida pela Presidente do Conselho de Administração do HESE EPE, Profª Doutora Maria Filomena Mendes, contou com a presença da Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), Drª Hortênsia Menino, do representante da CISCO, Dr. Miguel Almeida, do Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência e à Vereração da Câmara Municipal de Évora, Dr. Alexandre Varela, e do Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), Engº José Lopes.

A inauguração da ligação à rede "Wifi Alentejo Central" no Hospital do Espírito Santo de Évora é já um resultado desta importante parceria. A partir de agora, todos os Utentes e Profissionais do HESE poderão aceder à internet, de forma gratuita, nas salas de espera, nos internamentos e restantes espaços dos HESE EPE. Desta forma, pretende-se amenizar a estadia no Hospital, seja por minutos, por horas, ou por dias de internamento, aproximando as pessoas e facilitando a sua comunicação com o exterior.

Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do HESE EPE, salientou  que esta parceria foi fundamental para a implementação da rede wi-fi no Hospital, que constituía um objetivo deste Conselho de Administração para a modernização do HESE EPE, disponibilizando esta nova funcionalidade de forma gratuita, para uso dos doentes, profissionais e visitas e reforçou ainda que se estabeleceu um novo desafio para o futuro com a integração do HESE EPE no Smart Connected Comunities, que permitirá acompanhar a inovação tecnológica prevista para esta região do Alentejo com os parceiros CIMAC, ADRAL e CISCO.

Smart Connected Comunities (S+CC) ou Comunidades Inteligentes Conectadas é o conceito desenvolvido pela Cisco, e implementado no Alentejo pela ADRAL e CIMAC nos municípios pertencentes ao Alentejo Central, nos quais os sistemas e serviços como a saúde, educação, transportes, segurança, energia, água e tratamento de resíduos devem estar conectados. O programa S+CC pretende transformar a forma como as cidades são desenhadas, construídas e renovadas, com o objetivo de garantir a sustentabilidade económica, social e ambiental. Com o apoio da ADRAL e da CIMAC, o Alentejo Central tem desenvolvido uma estratégia consistente de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de forma partilhada. A iniciativa está a desenvolver um condomínio digital de serviços partilhados, no qual se inserem setores como governo local e regional, saúde, educação e empresas localizadas em parques de acolhimento empresarial.

Em breve serão dados novos passos pela parceria no sentido de melhorar a governação dos espaços urbanos e contribuir para uma melhor interação com o cidadão, transformando as cidades num espaço cada vez mais inteligente, participado e comunitário.