Hospitalização domiciliária no SNS - Todos os hospitais vão ter serviço de hospitalização domiciliária até 2021

“Hoje é o dia em que estamos a mudar o modelo de prestação de cuidados de saúde no país”, afirmou a Ministra da Saúde, Marta Temido, em Beja, no encerramento da sessão Hospitalização Domiciliária – Balanço e Desafios 2020, que decorreu a 21 de janeiro.
Marta Temido, anunciou que todos os hospitais que fazem parte do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão ter serviço de hospitalização domiciliária até 2021.

A Ministra afirmou ainda que o objetivo do Governo é fazer com que a hospitalização domiciliária seja «uma realidade em todos os hospitais».
Neste momento, há 25 hospitais do SNS nessa situação, dez vão passar a ter durante 2020 e os restantes incluirão a resposta até ao final de 2021.
«Depois, há especificidades que resultam da própria vocação do hospital», como são os casos dos institutos de oncologia e dos hospitais especializados, nomeadamente os psiquiátricos, acrescentou a Ministra.
Marta Temido sublinhou que o primeiro esforço a fazer é a contratação e a formação de recursos humanos e o segundo é a harmonização das formas de trabalho e registo.

A Ministra destacou a importância de haver uma resposta uniformizada para que, cada vez mais, «seja possível fazer hospitalização nas casas das pessoas, quando isso seja seguro, eficaz e a situação e a patologia do utente tenham essa indicação».

Na sessão de ontem, o Ministério da Saúde assinou compromissos com 18
hospitais, centros hospitalares e unidades locais de saúde para implementação da resposta de hospitalização domiciliária.