I Jornadas de Cuidados Respiratórios do Serviço de Medicina- Ala Esquerda do Hospital Dr. José Maria Grande - ULSNA

De 16 a 18 de fevereiro decorreram as I Jornadas em Cuidados Respiratórios, organizadas pelo Serviço de Medicina- Ala Esquerda, do Hospital Dr. José Maria Grande,  cuja temática se centrou na abordagem do doente com alterações respiratórias.

Este encontro científico que teve lugar na Fundação Nossa Senhora da Esperança, em Castelo de Vide, promoveu a discussão de pontos essenciais aos cuidados respiratórios, diagnóstico e tratamento feito através de apresentações, discussões, comentários e Workshops diversos tendo o conhecimento destas matérias sido veiculado e partilhado entre todos os presentes.

Estiveram presentes peritos na área, médicos, enfermeiros, técnicos de cardiopneumologia, fisioterapeutas, não só da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, EPE mas provenientes de outras instituições.
Tratando-se de uma patologia frequente, é fundamental o seu diagnóstico e a orientação terapêutica apropriada e atempada, destacando-se aqui a importância da equipa multidisciplinar na abordagem ao doente respiratório.
Na mesa de  abertura das jornadas estiveram presentes a Enfermeira Responsável pelo Serviço de Medicina - Ala Esquerda, Sónia Batista,  a Diretora do Departamento de Medicina Vera Escoto, O Enfermeiro Diretor António Miranda, o Presidente da Camara Municipal de Castelo de Vide António Pita e o Presidente da Fundação Nossa Senhora da Esperança,  João Palmeiro.

O encerramento das I Jornadas de Cuidados Respiratórios   ficaram a cargo do pneumologista  convidado Raúl Amaral Marques,   do pneumologista da ULSNA, EPE, Pedro Costa e da enfermeira Alexandra Diz.