Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
II Encontro do GIRA – CRI Alentejo Central

No seguimento da criação do Grupo de Intervenção Regional no Álcool (GIRA) por parte do CRI do Alentejo Central e Associação GARE, ocorrida a 23 de março de 2017, realizou-se no passado dia 7 de fevereiro, o segundo encontro de subscritores.

Além da avaliação da execução dos compromissos de 2017, as 25 entidades apresentaram os seus contributos para o enriquecimento da estratégia de intervenção no álcool ao nível do Alentejo central para o ano de 2018.

Destaque para o aumento do número de compromissos e para a diversidade de entidades que aderiram a esta dinâmica. Das áreas da prevenção, promoção da saúde, proteção de crianças e jovens, passando pelo poder local, segurança social e entidades fiscalizadoras, foi possível alcançar contributos diversos que a todos deixam satisfeitos.

Ao CRI de Évora, caberá a sistematização e integração destes contributos e a organização de um encontro intermédio, em data ainda por definir, dirigidos aos profissionais das entidades subscritoras com o Secretário Nacional do Fórum do Álcool e da Saúde.

No âmbito da concretização do seu compromisso para o GIRA, o CRI do Alentejo Central envolveu, no ano de 2017 em ações de sensibilização e informação, 4356 jovens (2º, 3º, secundário e ensino superior) e 190 profissionais. Foram ainda atendidos 199 utentes com problemas ligados ao consumo do álcool.

A mobilização da comunidade é determinante no alcance das melhores respostas aos comportamentos aditivos.