Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
II reunião de trabalho do “PRAPAS” para profissionais de saúde e de educação dinamizadores do Projeto

O grupo de trabalho do Programa Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável - PRAPAS, levou a cabo mais uma reunião para os profissionais dinamizadores do Projeto A Minha Lancheira, da responsabilidade deste Programa, no passado dia 20 de fevereiro.
Estas reuniões têm como finalidade divulgar informação sobre as dinâmicas do projeto e promover, de certa forma, alguma partilha entre os intervenientes, prevendo sempre dar lugar à criatividade dos próprios profissionais.


A reunião realizou- no auditório da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), em Évora, e contou com a presença de 73 profissionais de saúde, oriundos das Unidades Locais de Saúde do Alentejo Litoral, Baixo Alentejo e Norte Alentejano e também do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central e que estiveram em representação de 90% (42 concelhos) das equipas de saúde escolar da região Alentejo. Foram também convidados os professores envolvidos neste projeto, tendo estado presentes 11 professores dos Agrupamentos de Escolas de Alter do Chão, Mora, Castro Verde, Cuba, Mértola, Moura e Ourique.
O Projeto A Minha Lancheira iniciou no ano letivo 2011/2012 como forma de promover a qualidade nutricional dos lanches dos alunos que frequentavam o 1º ciclo do ensino básico. Neste mesmo ano o projeto foi merecedor do 1º lugar, na categoria Prevenção da Obesidade, dos Prémios Hospital do Futuro e vencedor da Edição de 2015 da iniciativa Missão Continente Sorriso. A verba obtida com o prémio foi canalizada para a produção de materiais lúdicos que de forma apelativa e com a devida qualidade permitiram trabalhar e envolver professores e alunos. Os materiais foram produzidos de modo a serem distribuídos por cada equipa de saúde escolar dos concelhos da área de abrangência da ARSA, IP mediante a frequência de participação nas reuniões de trabalho.
Atualmente estão abrangidos cerca de 4068 alunos do 1º ciclo do ensino básico, a nível regional.

A reunião também contou com a presença do Dr. João Caeiro em representação da Delegada Regional da DGEstE, que amavelmente evidenciou a importância do trabalho em parceria entre a educação e a saúde e com a presença da Dr.ª. Leonor Murjal em representação da Dr.ª Filomena de Oliveira Araújo, Diretora do Departamento de Saúde Pública, Delegada de Saúde Regional do Alentejo.
A primeira intervenção esteve a cargo da Dr.ª Ana Gato, nutricionista no ACES Alentejo Central e membro da equipa do PRAPAS, que fez uma apresentação sobre a descodificação da informação veiculada pelos rótulos das embalagens dos alimentos e bebidas, tendo como objetivo alertar para a importância da interpretação correta da informação, quer enquanto profissionais quer enquanto consumidores.
De seguida, deu-se a conhecer o jogo Tesouro da Saúde e algumas das orientações para a sua dinamização que foram apresentadas pela Dr.ª Hortênsia Marçal, técnica de saúde ambiental na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e também membro da equipa do PRAPAS. Para além da apresentação do jogo foi possível exemplificar com a colaboração dos profissionais que para o efeito se voluntariaram, tendo criado um ambiente divertido e exemplificativo daquilo que poderemos trabalhar e obter com as crianças.
A parte da tarde foi preenchida com a apresentação dos resultados do COSI Portugal 2016 - Childhood Obesity SurveilIance Initiative, pela Professora Doutora Ana Rito, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. A ARSA, IP colabora com este estudo europeu através do grupo de trabalho do PRAPAS ao qual é atribuída a responsabilidade da implementação nesta região.
De seguida a Dr.ª Ana Lúcia Silva (Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa) apresentou o Projeto MUNSI do qual resultou a produção de um Manual de Nutrição Infantil com propostas de atividades dirigidas aos alunos, sendo este manual um dos materiais adquiridos no âmbito do financiamento da Missão Continente Sorriso.


A reunião terminou com a entrega aos representantes presentes das equipas de saúde escolar dos concelhos que promovem o Projeto A Minha Lancheira, dos seguintes materiais: um
tapete com o jogo Tesouro da Saúde; um dado; o livro Manual de Nutrição Infantil, devidamente autografado pelas autoras.
A reunião revestiu-se de especial importância, por ser mais uma possibilidade de partilha e de enriquecimento de saberes e práticas, que certamente validam a credibilidade das intervenções num projeto que tem vindo, ano após ano, a merecer a dedicação de tantos profissionais de saúde e de educação, bem como a trazer benefícios nas questões da literacia para a saúde.