III Jornadas da Pastoral da Saúde

Pastoral da SaúdeA Pastoral da Saúde, em parceria com o Hospital do Litoral Alentejano, E.P.E., e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Beja, organizaram as III Jornadas da Pastoral da Saúde subordinadas ao tema: «Acompanhamento Espiritual e Religioso em Cuidados Paliativos», dirigidas a todos os profissionais de saúde, que decorreu no dia 23 de Abril de 2010, no Auditório do HLA, E.P.E., em Santiago do Cacém.

As Jornadas foram compostas por duas conferências e dois painéis:
Conferência «O que é a Espiritualidade?», Mons. Vítor Feytor Pinto, Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde; Conferência «As Necessidades Espirituais do Ser Humano», Pe. Fernando Sampaio, Capelão do Hospital de Santa Maria; Painel «A Unidade de Cuidados Paliativos do HLA, E.P.E.»; Painel «A Experiência do Ensino da Espiritualidade nos Cursos de Pós-Graduação da Escola Superior de Saúde de Beja».

Nestas Jornadas foram abordadas questões como os apoios espirituais como elemento indispensável no processo terapêutico em cuidados paliativos; espiritualidade como forma de terapia complementar; o apoio espiritual a todos os doentes e seus familiares, profissionais e voluntários; o acompanhamento ao doente terminal para que possa ter capacidade para ultrapassar os limites físicos e psicológicos; sensibilização dos participantes e das entidades envolvidas para a dimensão terapêutica da espiritualidade e para o seu papel na humanização dos cuidados de saúde.