INEM - Novos Monitores de sinais vitais
INEM equipa ambulâncias para realização de eletrocardiogramas.

As Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão, desde 1 de novembro, equipadas com um novo monitor de sinais vitais, que permite a realização de eletrocardiogramas (ECG).

De acordo com o Presidente do INEM, Luís Meira, o investimento de 600 mil euros num equipamento que vai permitir aos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) monitorizar os sinais vitais dos doentes vai representar um “ganho muito significativo” em termos de saúde.

Vai permitir também “uma melhoria significativa” das condições de trabalho dos técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH), uma vez que dispõem a partir de agora de um equipamento que “lhes vai facilitar, e muito, a sua missão, porque incorpora várias capacidades”, afirmou Luís Meira.

A disponibilização destes monitores nas 56 AEM do Instituto vai traduzir-se numa melhoria da prestação de cuidados de saúde a quem deles necessita, designadamente a doentes com sinais e sintomas de patologia cardíaca. De notar que, anualmente, são enviados meios de emergência para mais de 17 mil casos de dor torácica.

Os novos monitores permitem a realização de ECG de 12 derivações, para além de outras funcionalidades essenciais para a prestação de socorro, como a desfibrilhação automática externa (DAE). Através da aplicação do Protocolo de Dor Torácica, as equipas das AEM no terreno, constituídas por TEPH, têm a possibilidade de realizar este exame e enviar os resultados para os Médicos Reguladores presentes nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo assim um encaminhamento mais adequado dos doentes.

De acordo com o INEM, a utilização destes monitores vai contribuir para a identificação mais precoce de situações cujo atraso na implementação das medidas terapêuticas adequadas pode comprometer o prognóstico e, deste modo, possibilitar um melhor encaminhamento dos nossos doentes.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias​