INEM recebe certificação

Primeira unidade certificada na área da urgência e emergência.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu, esta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, a Certificação de Nível Bom, atribuída pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde, da Direção-Geral da Saúde, tornando-se assim a primeira entidade a receber em Portugal este reconhecimento externo.
Esta certificação seguiu o modelo adotado pelo Ministério da Saúde para a acreditação, de acordo com o Manual de Standards de Unidades de Urgência e Emergência, e abrange a totalidade da atividade operacional de emergência médica do INEM, designadamente dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e dos meios de emergência operados diretamente.
O modelo ACSA Internacional assenta em características que orientam a sua atividade no sentido de promover e garantir a qualidade e a melhoria contínua dos serviços de saúde. O Manual de Standards de Unidades de Urgência e Emergência está estruturado em cinco pilares básicos:
1. O cidadão como centro do sistema de saúde;
2. A organização da atividade centrada na pessoa;
3. Os profissionais;
4. Os processos de suporte;
5. Os resultados.

E onze critérios, que pretendem valorizar:
1. A pessoa como sujeito ativo;
2. A acessibilidade;
3. A continuidade assistencial;
4. A informação clínica;
5. A gestão por processos assistenciais;
6. A promoção da saúde e da qualidade de vida;
7. Direção;
8. Planeamento estratégico;
9. Os profissionais;
10. Os processos de suporte;
11. Os resultados.

Em todas estas áreas, o INEM demonstrou, em cerca de 12 meses, evidência de cumprimento da totalidade dos standards obrigatórios. Com esta certificação, o INEM vê assim reconhecido o seu esforço constante de melhoria contínua, nomeadamente na sua atividade principal de prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar.
O processo de certificação pelo Manual de Standards de Unidades de Urgência e Emergência concorre para a qualidade dos cuidados prestados aos cidadãos, apresentando uma metodologia de trabalho que visa impulsionar as unidades de urgência e emergência para a implementação de processos de gestão, garantia da qualidade e de melhoria contínua.
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, do Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.
A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema são as principais tarefas do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.
Para saber mais, visite:
INEM  – www.inem.pt