Equipas das VMER e das ambulâncias SIV integrados nos Serviços de Urgência em unidades de saúde no Alentejo

Assinatura do acordo

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Administração Regional de Saúde do Alentejo assinaram no dia 27 de Abril, um acordo com vista à integração das equipas das ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) e das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM em unidades de saúde no Alentejo.

Na prática, INEM e Serviços de Urgência vão partilhar os seus recursos, potenciando-se sinergias com os recursos humanos e materiais existentes nestes dois serviços.

Com este acordo, obtêm-se ganhos de eficiência dos meios, melhora-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais e assegura-se uma perfeita ligação entre o pré e o intra-hospitalar, ao garantir não só a capacidade de resposta das equipas de emergência na vertente do pré-hospitalar nas localidades onde estão inseridas, mas também uma intervenção activa e significativa nos Serviços de Urgência.

Assim, os profissionais de saúde que constituem a tripulação das ambulâncias SIV e das VMER passam também a desempenhar funções nas urgências onde até agora o meio estava sedeado. Uma outra importante vertente que as duas instituições pretendem reforçar com esta iniciativa, e no caso específico das SIV, é a do Transporte de Doentes Críticos Urgentes entre unidades de saúde.

Está previsto que, a partir de 1 de Maio, sejam integradas as seguintes equipas de emergência nos respectivos serviços de urgência das Unidades de Saúde onde têm a sua base: ambulância SIV de Elvas no Serviço de Urgência Básica do Hospital de Elvas, ambulância SIV de Odemira no Serviço de Urgência Básica de Odemira e VMER de Portalegre no Serviço de Urgência do Hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre.

Com esta parceria e nos mesmos moldes de funcionamento, prevê-se que a 1 de Julho, vai passar a existir uma nova ambulância SIV em Ponte de Sôr que ficará desde logo integrada no Serviço de Urgência Básica de Ponte de Sôr e no inicio de Agosto o mesmo acontecerá com a SIV de Estremoz, que irá passar a estar integrada no Serviço de Urgência Básica de Estremoz.