Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
IPST apela à dádiva de sangue
IPST apela à dádiva, para manutenção das reservas em níveis estáveis.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apela a todos os potenciais dadores que façam a sua dádiva de sangue, numa altura particularmente exigente para a manutenção das reservas em níveis estáveis.

A evolução da pandemia de Covid-19, nomeadamente o elevado número de contágios das últimas semanas e respetivos isolamentos profiláticos, têm conduzido a uma grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos. Em simultâneo, as habituais infeções respiratórias sazonais têm contribuído para uma redução do afluxo de pessoas candidatas à dádiva de sangue. Ambas as situações causam uma grande redução do número de dadores e o adiamento de Sessões de Colheita previamente calendarizadas.

Para ser uma pessoa dadora de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos) e ter peso igual ou superior a 50 kg. As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido Covid-19 devem aguardar 14 dias e as que fizeram a vacina de reforço contra a Covid-19 deve aguardar 7 dias, para se candidatarem novamente.

Para saber mais, consulte:

IPST > Apelo à dádiva de sangue



Fonte SNS​

 

​​​