Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
IV Encontro Implementação do Plano Nacional Saúde ao PRS e PLS

Teve lugar no Auditório do Paço dos Henriques – Alcáçovas no passado dia 7 de junho, o IV Encontro “Implementação do Plano Nacional Saúde ao PRS e PLS”.

Foi uma iniciativa da Administração Regional de Saúde do Alentejo e das Unidades de Saúde do Alentejo e que contou com a participação da Direção Geral da Saúde e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR).


Os destinatários foram os Órgãos de Gestão da Administração Regional de Saúde do Alentejo, das Unidades Locais de Saúde, Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central, representantes das Unidades Saúde Pública, Departamento de Saúde Pública e Planeamento, Núcleo de Apoio Técnico ao Planeamento Investimentos e Estatística e Auditoria.


O IV Encontro  sobre o tema "Implementação do Plano Nacional de Saúde ao Plano Regional de Saúde e Planos Locais de Saúde”, foi precedido de uma sessão sobre o PNOPT- Plano Nacional de Ordenamento e Planeamento do Território. Nesta a Vice-Presidente da CCDR do Alentejo Carmen Carvalheira deu a conhecer a proposta de PNPOT- Programa Nacional de Políticas de Ordenamento do Território, em consulta pública até meados de junho 2018, tendo sido debatidos aspectos com relevo para a saúde e os serviços de saúde.

Foi feito um ponto da situação dos Planos Locais de Saúde e uma análise dos constrangimentos na sua implementação. A Directora Executiva do Plano Nacional de Saúde, Fátima Quitério, fez uma apresentação sobre as orientações do PNS 2017-2020 e das suas implicações a nível regional e local. No final foi apresentada a avaliação do Plano Regional de Saúde relativo a 2017 e foi feita menção do percurso efetuado a nível do planeamento da saúde no Alentejo, desde o Plano de 2011, passando pelo alinhamento com os Planos Nacionais de Saúde de 2012-2016 e de 2017 a 2020.​