Implementação do Percurso Assistencial Integrado na ULSLA
No passado dia 1 de junho, foi iniciada a fase de implementação do Percurso Assistencial Integrado da pessoa com insuficiência cardíaca (PAI IC) na ULSLA.

Os profissionais dos CSP e do hospital reuniram-se para discutir o conceito e objetivos dos percursos, rever as funções das equipas de ligação (hospital e CSP) e trabalhar com a solução informática da Uphill. A ULSLA é, até agora, a única no país a ter esta possibilidade.​

O PAI IC, implicou a elaboração de uma jornada clínica transversal, acordada entre os profissionais dos CSP e do hospital, tendo em conta 3 aspetos: 1) qual é a melhor evidência clínica disponível; 2) quem faz o quê; 3) como se vai avaliar.

Esta reorganização dos cuidados é muito mais sustentada que os simples (e habituais) critérios de referenciação para as consultas de especialidade, porque se baseia numa coordenação transversal dos cuidados, que tem em conta o movimento horizontal das pessoas através dos serviços de saúde.

A informatização do PAI IC acrescenta valor porque: permite seguir a pessoa em tempo real; tem um módulo de ajuda à tomada de decisão dos profissionais e uma automação, baseada em inteligência artificial, que realiza tarefas de contato telefónico, quando a pessoa com doença está em casa. Esta automação liberta os profissionais de tarefas de menor valor e permite antecipar descompensações.

Com esta nova ferramenta, a ULSLA dá mais um passo para reduzir a fragmentação dos cuidados às pessoas com insuficiência cardíaca e seus cuidadores, tendo como objetivo – o cuidado certo, no momento certo, pela equipa de saúde mais adequada às necessidades das pessoas em cada momento.”​