Implementação do SONHO V2 na ULSLA
Após 20 anos de funcionamento da aplicação SONHO, instalada inicialmente no Hospital do Conde do Bracial em 1997, deu-se início no passado dia 1 de abril a evolução deste sistema chamado SONHO V2.

Esta implementação, que demorou cerca de 3 meses a preparar, com sucesso, deveu-se a um grande envolvimento de todos os profissionais da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, fornecedores de software externo e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

No decorrer de todo este processo, foram envolvidos Assistentes Técnicos, Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Enfermeiros, Médicos, Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação, Conselho de Administração da ULSLA, entre muitos outros grupos profissionais.

A evolução desta aplicação que, apesar de ser uma aplicação de utilização Hospitalar, teve impacto também a nível dos Cuidados de Saúde Primários, nos cinco centros de saúde que compõe a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano: Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.

Foi no dia 31 de março de 2017 que às 20:00 foi “desligado” o SONHO (V1), tendo o SONHO V2 sido iniciado às 08:00 de dia 01 de abril de 2017.
O Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação acompanhou todo o processo durante o período de paragem e início, fisicamente na sede da ULSLA e através de videoconferência, e também nos Serviços de Urgência Básica de Alcácer do Sal e Odemira.

A ULS do Litoral Alentejano, foi assim a primeira Unidade Local de Saúde a realizar esta evolução tecnológica.

Os grandes fatores críticos de sucesso foram a definição de um bom plano de contingência, a realização de formação para um grande número de profissionais, testes de integração e testes de utilização.

A  ULS do Litoral Alentejano, espera ainda a disponibilização de um sistema a nível dos Cuidados de Saúde Primários, com integração no SONHO V2.