Inauguração da requalificação da UCIP

Teve lugar, dia 11 de outubro, às 11h00, na sala de formação 1 do Hospital do Espírito Santo de Évora, a cerimónia de inauguração da requalificação e modernização da Unidade de Cuidados Intensivos do HESE, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos.
A requalificação da UCIP constituía um dos objetivos do Conselho de Administração do HESE que, assim, foi alcançado.

O valor total da obra foi de 282 679, 58 euros, co-financiada em 85%, no valor de 240 277,64 euros, pelo Programa ALENTEJO 2020 e União Europeia, através do FEDER, no âmbito do projeto ReMoTe - Requalificação e Modernização Tecnológica do HESE.

A qualidade e a segurança da prestação de cuidados são prioridades para o Hospital do Espírito Santo de Évora daí a necessidade de requalificação da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do HESE.

A Unidade de Cuidados Intensivos dispunha de cinco camas e após esta requalificação passará a dispor de oito.
A renovada Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do HESE possui agora 8 camas e uma capacidade instalada física e humana que permitirá melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população e garantir em tempo útil e adequado o acesso a cuidados de saúde diferenciados nesta parte do território.
Em simultâneo, perspetiva-se uma Unidade fortemente atrativa para todos os profissionais que pretendam desenvolver as suas competências no HESE, assim como para todos os Médicos do Alentejo Central que aqui queiram aprofundar conhecimento e boas práticas.

Para Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do HESE, "Por um lado, a requalificação realizada constitui um objetivo alcançado, fundamental para a melhoria da resposta externa, a toda a população e, também interna, para todo o Hospital, dado que a UCIP é um Serviço transversal a todos os serviços clínicos do hospital.

Por outro lado, esta reestruturação permitirá, também, recuperar, a curto prazo, a idoneidade formativa na área da medicina intensiva, evitando o êxodo dos nossos Médicos Internos para outros hospitais durante o período de formação.

Estamos em crer que estas novas condições irão permitir igualmente captar novos valores humanos, capazes de revitalizar e rejuvenescer o quadro médico existente, o que constitui também uma prioridade para este Conselho de Administração.”